O brasileiro Thiago Monteiro, responsável pela maior surpresa até aqui do Masters 1000 de Madri, ao eliminar o grego Stefanos Tsitsipas, foi derrotado nesta segunda-feira (29) pelo tcheco Jiri Lehecka em sets diretos, parciais de 6/4 e 7/6 (7), após 2h01min de partida e deu adeus ao torneio em sua terceira rodada.
Após superar o qualifying para entrar na chave principal, o cearense conseguiu duas boas vitórias, sobre o sérvio Dusan Lajovic e também Tsitsipas, atual número 7 do mundo. Com a campanha, o tenista de 29 anos está ganhando 12 posições e chegando ao 106 lugar na classificação mundial.
No duelo com Lehecka, atual 31º da ATP, Monteiro sofreu muito com o poderoso saque do rival, que marcou 10 aces e venceu 77% dos pontos jogados com o primeiro serviço. O brasileiro só conseguiu marcar 19 pontos nas 68 devoluções que fez ao longo do jogo.
Sempre buscando ser agressivo e definir as jogadas de forma rápida, para evitar longas trocas de bola. Lehecka acertou 22 winners (bolas vencedoras) contra 14 do brasileiro, que cometeu sete erros não-forçados, contra 12 do tcheco, que marcou 35% dos pontos em que recebeu o saque de Thiago Monteiro.
O próximo rival de Jiri Lehecka será o vencedor do confronto entre o espanhol Rafael Nadal e o argentino Pedro Cachín.
Em outra partida encerrada nesta segunda, o cazaque Alexander Bublik eliminou o norte-americano Ben Shelton por 2 a 1, parciais de 3/6, 7/6 (2) e 6/4, e espera o ganhador do jogo entre o russo Daniil Medvedev e o norte-americano Sebastian Korda.