Grande sensação do circuito mundial de tênis, o brasileiro João Fonseca foi eliminado neste sábado (27) na segunda rodada do Masters 1000 de Madri, na Espanha. O tenista carioca de 17 anos não foi páreo para o experiente britânico Cameron Norrie, campeão do Rio Open de 2023 e que já foi o oitavo colocado do ranking mundial da ATP. Com parciais de 6/1 e 6/4, o 30º do mundo avançou para a terceira rodada.
Norrie fez um jogo consistente e soube explorar os erros de Fonseca, que desta vez não teve a precisão apresentada quando virou o confronto diante do norte-americano Alex Michelsen, na primeira rodada.
O primeiro set começou com os dois jogadores confirmando o serviço com facilidade. Mas a partir do terceiro game, o britânico se impôs e quebrou o saque do brasileiro no quarto e sexto games, para em apenas 20 minutos marcar 6/1, com apenas um erro não forçado contra oito de Fonseca.
Com a campanha na capital espanhola, o brasileiro vai ganhar 17 posições no ranking mundial e chegar ao 225º lugar, o que será a melhor classificação de sua carreira.
No segundo set, João Fonseca pareceu superar o nervosismo e conseguiu jogar melhor. Com algumas dificuldades manteve o saque e chegou ao 4/4, quando acabou cedendo uma quebra para Cameron Norrie, que logo depois confirmou o serviço para garantir a vitória. Seu próximo adversário será o norueguês Casper Ruud, que passou pelo sérvio Miomir Kecmanovic por 6/4 e 6/1.