O brasileiro Thiago Monteiro foi responsável por uma das maiores surpresas do circuito da ATP na temporada. Neste sábado (27), com um duplo 6/4, em 1h35min de partida, ele derrotou o grego Stefanos Tsitsipas, sétimo colocado no ranking mundial e que nas duas últimas semanas havia se sagrado tricampeão do Masters de Monte Carlo e terminado com o vice-campeonato do ATP 500 de Barcelona.
Com a vitória, o cearense que ocupa a 118ª posição no ranking garantiu vaga na terceira rodada do Masters 1000 de Madri, na Espanha, e agora vai enfrentar o tcheco Jiri Lehecka, 30º do mundo, que eliminou o sérvio Hamad Medjedovic por 2 a 0, parciais de 7/5 e 6/4.
A campanha de Monteiro em Madri já é a melhor de sua carreira em competições deste porte. Esta foi a quarta partida do brasileiro de 29 anos no torneio, após ele vencer dois jogos pelo qualificatório e o sérvio Dusan Lajovic, na primeira rodada da chave principal. Com o desempenho de momento, Thiago está subindo 12 posições na classificação da ATP.
Jogo sólido para atingir a principal vitória da carreira
O jogo disputado no Estádio Arantxa Sánchez Vicario, a segunda principal quadra do complexo de Madri, tinha um favorito absoluto. Tsitsipas vinha de duas semanas de ótimos resultados, enquanto o brasileiro havia superado o qualifying para entrar na competição.
Mas em quadra, Thiago Monteiro teve uma atuação brilhante. Com um jogo sólido e potentes golpes do fundo de quadra, apoiado com um ótimo saque, o cearense dominou todo o confronto.
No set inicial, o brasileiro quebrou o saque do grego no terceiro game do primeiro set e manteve a vantagem até sacar para fechar em 6/4. Na segunda parcial, Monteiro conseguiu uma quebra logo no primeiro game e sustentou o break, chegando a ter dois match points no serviço de Tsitsipas. Mas a vitória só seria confirmada no quarto match point e com Thaigo Monteiro sacando.
— Uma das maiores vitórias da minha carreira. Estou muito feliz. Um trabalho mental de que eu era capaz, que eu tinha jogo para enfrentar um jogador desse nível. Joguei solto, aproveitei que já feito três partidas antes. O saque funcionou. Essa á uma vitória que dá confiança. Eu não vinha conseguindo bons resultados, mas segui trabalhando. Quem sabe seja a virada de chave para uma ótima temporada— projetou o brasileiro, que terminou a partida com 26 bolas vencedoras (winners) contra 23 do grego, que cometeu 22 erros não forçados contra 19 do tenista natural de Fortaleza.
Antes de derrotar Tsitsipas, ex-número 3 e atual sétimo do mundo, Monteiro contabilizava no currículo vitórias sobre o espanhol Carlos Alcaraz, então número 2 do mundo, em jogo que durou apenas dois games no ATP 500 do Rio de Janeiro deste ano, já que o adversário se contundiu, triunfo diante do dinamarquês Holger Rune, quarto do mundo durante a Copa Davis de 2023 e sobre o francês Jo-Wilfried Tsonga, então nono colocado, no Rio Open de 2016.