A terça-feira (20) terminou da pior maneira possível para o público que compareceu ao Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro. Depois de enfrentar uma forte chuva, que prejudicou a programação de jogos do ATP 500 do Rio de Janeiro, a principal atração do torneio, o espanhol Carlos Alcaraz acabou desistindo de sua partida de estreia, após jogar apenas dois games.
Campeão em 2022 e vice em 2023 do Rio Open, o número 2 do ranking mundial enfrentava o brasileiro Thiago Monteiro e logo no segundo ponto da partida acabou torcendo o tornozelo direito. Ele foi atendido pelo fisioterapeuta da ATP, que fez uma proteção no local e voltou para a Quadra Guga Kuerten e até quebrou o saque de Monteiro, que acabou devolvendo o break logo depois para empatar em 1-1.
Mas, assim que perdeu o serviço e com dificuldades para firmar o pé direito, Carlos Alcaraz se dirigiu à rede para cumprimentar o brasileiro e sinalizar que estava abandonando a partida, frustrando o público que compareceu em grande número para vê-lo jogar.
Thiago Monteiro lamentou o ocorrido e agora está classificado para a segunda rodada, onde irá enfrentar Felipe Meligeni, que se classificou ao eliminar o argentin Pedro Cachín em três sets.