A brasileira Bia Haddad Maia garantiu vaga nas oitavas de final do WTA 1000 de Madri, neste sábado (27), ao superar a norte-americana Emma Navarro por 2 sets a 0, com duplo 6/4, em 1h52min de confronto. A paulista esbanjou solidez, principalmente no saque, e faturou sua segunda vitória no saibro espanhol.
Cabeça de chave número 11, Bia soma agora três vitórias consecutivas no circuito, uma vez que vinha de triunfo na Billie Jean King Cup, em duelo entre Brasil e Alemanha, em São Paulo. A série positiva contrasta com a sequência irregular que a brasileira vinha exibindo nesta temporada até agora.
Nas oitavas de final, ela vai enfrentar a grega Maria Sakkari, atual número seis do mundo, mas que já foi a terceira da WTA. Neste sábado, ela derrotou a norte-americana Sloane Stephens por tranquilos 6/1 e 6/3.
Bia terá a seu favor o retrospecto, já que venceu os três jogos disputados contra Sakkari no circuito. Elas não se enfrentam desde 2022, ano em que a brasileira superou a rival por duas vezes.
Diante de Navarro, Bia foi superior em quadra do começo ao fim do jogo. No primeiro set, abriu vantagem ao faturar uma quebra de saque no terceiro game. A americana reagiu e devolveu a quebra em 2-2. Mas a brasileira voltou a se impor no saque da adversária no sétimo game e encaminhou a primeira parcial, após salvar duas chances de quebra no décimo game.
O segundo set foi mais equilibrado. As duas tenistas chegaram ao oitavo game sem quebras, com 4/4 no placar. Até que Navarro começou a oscilar no saque e Bia aproveitou a chance. Após a quebra, ela sacou para fechar o jogo, confirmando o favoritismo contra a número 23 do mundo.
Trata-se da primeira vez que Bia alcança as oitavas de final na capital espanhola. Nas duas vezes anteriores que disputou a chave principal, a brasileira acabou sendo eliminada logo na estreia.