O brasileiro Thiago Monteiro deu adeus ao Masters 1000 de Roma, nesta terça-feira (14), ao ser derrotado pelo chinês Zhizhen Zhang por 2 sets a 0 em um confronto marcado pelo equilíbrio. O cearense, que teve chances de definir a primeira parcial, falhou nos momentos decisivos e acabou derrotado no final: 7/6 (4) e 6/3, em 1h54min de jogo.
No entanto, ele tem o que comemorar. Das últimas 11 partidas, foram nove vitórias. E mais: o bom desempenho no saibro romano vai colocar Thiago na lista dos 100 melhores do ranking.
Atual número 2 do Brasil e 106º da ATP, o tenista de 29 anos deve subir provisoriamente para a 84ª colocação. A sua melhor marca na carreira foi a 61ª posição, conquistada em outubro de 2022. Após a derrota, Thiago agora tem como meta o quali de Roland Garros.
Vindo do qualificatório, Thiago fez a sua melhor campanha em torneios desse nível. Pelo Masters de Roma, o brasileiro obteve cinco vitórias consecutivas, sendo três delas na chave principal: triunfos sobre o francês Gael Monfils, o australiano Jordan Thompson e o sérvio Miomir Kecmanovic.
No jogo, após um início de game hesitante, o brasileiro conseguiu se recuperar, salvou dois break points e confirmou o serviço. Com um saque eficiente dos dois competidores, o primeiro set foi de equilíbrio até o final: 6 a 6. No tie break, Zhang abriu vantagem de 2 a 0, o brasileiro se recuperou e virou. O duelo seguiu disputado até que o Chinês abriu nova vantagem, confirmou seu serviço, e definiu a disputa em 7 a 4.
Na segunda parcial, Zhang quebrou o serviço no sexto game e abriu vantagem. Mais confiante, e subindo bem na rede, ele conseguiu desestabilizar o brasileiro e definiu a vitória em 6/3.
Vencedor do confronto, o tenista chinês, que é o 56º do mundo, alcança uma fase de quartas de final de Masters, pela segunda vez, e terá pela frente o chileno Alejandro Tabilo, que eliminou Novak Djokovic.
Tabilo, 32º do ranking, esteve em quadra nesta terça-feira e venceu Karen Khachanov por 2 sets a 0, parciais de 7/6 (5) e 7/6 (10) em um jogo bastante difícil. A partida teve 2h34min de duração. Esta foi a sua terceira vitória sobre tenistas top 20 em 11 partidas, confirmando o seu bom momento.