Rafael Nadal se despediu de Roland Garros nesta segunda-feira (27) com um resultado inédito em sua carreira: pela primeira vez, em 19 participações, o tenista foi eliminado na sua partida de estreia no Aberto da França. Em um duelo de 3h05min, ele foi derrotado pelo alemão Alexander Zverev por 3 a 0, parciais de 6/3, 7/6 (5) e 6/3.
A partida foi cercada de grande expectativa justamente porque poderia marcar a despedida definitiva do espanhol de 37 anos da competição. Consagrado vencedor de Roland Garros 14 vezes, Nadal é o maior campeão na história do torneio.
Com diversos problemas de lesão nos últimos dois anos, o tenista vem buscando superar dores e incômodos para tentar uma despedida digna do circuito. Esta foi apenas sua 12ª partida no ano e quinta derrota. Seu melhor resultado aconteceu em Brisbane, em janeiro, quando chegou às quartas de final e voltou a sentir a região do abdômen.
A provável última atuação do espanhol no Aberto da França contou com presenças ilustres na arquibancada, entre eles o sérvio Novak Djokovic, com quem duelou nos últimos anos, o compatriota Carlos Alcaraz, apontado por muitos como seu sucessor, e a polonesa Iga Swiatek, atual líder do ranking feminino e tricampeã do torneio.
Rafael Nadal fez o que pode em quadra diante de Alexander Zverev, mas as 44 bolas vencedoras e os impressionantes 72% de aproveitamento de pontos no primeiro saque foram decisivos para a vitória do alemão. Eles já haviam se enfrentado em 2022, quando, na mesma quadra Philippe-Chatrier, Zverev teve que abandonar o jogo, após sofrer uma grave torção no tornozelo direito no fim do segundo set.
Nesta segunda, Zverev abriu o jogo quebrando o saque de Nadal e se manteve à frente até conseguir outro break definitivo em 6/3, após 54 minutos. O espanhol voltou melhor para a segunda parcial e quebrou o alemão em 3-2, mas Zverev devolveu o break em 5-5 e forçou o tie-break, onde teve melhor desempenho e abriu 2 sets a 0.
Empurrado pela torcida, Rafael Nadal voltou brigando a cada ponto e conseguiu mais uma quebra em 2-0 no terceiro set. Mas com golpes precisos, especialmente com a esquerda, Alexander Zverev seguiu focado e devolveu o break em 1-2, para virar com nova quebra em 4-3 e fechar mais uma vez quebrando o serviço do espanhol.
Depois do fim da partida, o público ficou de pé e aplaudiu por longos minutos. Zverev falou algumas palavras, como manda o protocolo e fez questão de ressaltar a importância de Nadal para o esporte.
Emocionado e contendo as lágrimas, Rafael Nadal agradeceu o apoio dos franceses ao longo dos anos, mas não confirmou se essa foi sua despedida de Roland Garros, argumentando que o torneio de tênis dos Jogos Olímpicos de Paris será disputado nesta mesma quadra.