Sem vislumbrar opções no Rio Grande do Sul, Grêmio e Inter tiveram de retomar a temporada fora do Estado. Em função das enchentes, Arena, Beira-Rio e os centros de treinamento não estão à disposição. Por esta razão, o Tricolor está treinando no CT do Corinthians, em São Paulo, e o Colorado no Otto Hotel, em Itu-SP.
O período de reforço físico e ajustes na parte técnica longe da terra natal, contudo, está longe de ser uma novidade para os times gaúchos. A estratégia de respirar novos ares e trabalhar longe dos olhares dos torcedores já foi utilizada em outros anos, especialmente nas temporadas interrompidas por Copas do Mundo. GZH recorda quando Grêmio e Inter deixaram o RS para treinamentos.
Grêmio
O 2006 do Grêmio — logo após a ascensão à Série A — foi interrompido pela Copa da Alemanha. Após breve período de férias, o time de Mano Menezes partiu para Itapema. A estadia no litoral catarinense marcou o afastamento do centroavante Reinaldo, goleador da segunda divisão pelo Santa Cruz em 2005, que teve atuações decepcionantes depois de ser contratado pelo Grêmio para o ano seguinte.
Em 2010, enquanto a bola rolava na Copa da África do Sul, o Grêmio disputou a Copa da Hora, torneio amistoso em Florianópolis. As derrotas para Coritiba e Avaí pesaram contra o técnico Silas, que acabou demitido poucas semanas depois.
Quatro anos depois, durante a Copa de 2014, o destino gremista foi o interior do Paraná. Enderson Moreira comandou treinamentos e amistosos em Maringá e Londrina contra os times da casa, em julho. No final daquele mesmo mês, o técnico conheceu o fim da sua passagem pelo Grêmio: foi demitido após a derrota para o Coritiba por 3 a 2, na Arena.
Inter
A retomada do Inter durante a Copa de 2006 também passou por terras catarinenses. Os resultados, contudo, não foram bons: empate em 2 a 2 com o Marcílio Dias e derrota para o Avaí, em julho. O desempenho não alterou o planejamento para o restante da temporada, brindada no mês seguinte com o título da primeira Libertadores e, em dezembro, com o título do primeiro mundial.
Em 2014, novamente sob o comando de Abel Braga, o Inter saiu do Rio Grande do Sul rumo a Santa Catarina. Os treinamentos foram realizados no Costão do Santinho, em Florianópolis. O estado vizinho, outra vez, não deu sorte nos amistosos: derrota para o Metropolitano e empate com o Joinville. Com Abel de técnico do início ao fim, o Colorado terminou a temporada na terceira posição do Brasileirão e classificado para a Libertadores do ano seguinte.
Já em 2019, na pausa para a Copa América, realizada no Brasil, o Inter viajou a Atibaia. Foram duas vitórias nos amistosos no interior paulista, diante do Pouso Alegre-MG e do próprio Atibaia. Porém, a volta ao Brasileirão não estancou a irregularidade do time. Cerca de quatro meses depois da intertemporada, Odair Hellmann foi demitido após quatro rodadas sem vitória no Brasileirão.