O final de semana foi de consagração para o Manchester City, que venceu a Premier League e tornou-se o primeiro clube a conquistar o Campeonato Inglês por quatro anos seguidos. Com o título do time de Pep Guardiola, os cinco principais campeonatos nacionais da Europa têm campeões definidos, mas ainda há disputas em outros países importantes. GZH mostra quem já foi campeão e onde estão as brigas por taça no futebol europeu.
Os campeões
Inglaterra
O Manchester City venceu o West Ham neste domingo (19) e conquistou o 10º Campeonato Inglês de sua história. O time de Pep Guardiola é o primeiro a conquistar a competição por quatro anos consecutivos.
Alemanha
O Bayer Leverkusen foi campeão da Bundesliga pela primeira vez na história. A inédita conquista foi coroada com uma campanha invicta. A equipe comandada por Xabi Alonso tornou-se a primeira a ganhar o Campeonato Alemão sem ser derrotada em 90 anos.
Espanha
O Real Madrid voltou a conquistar o Campeonato Espanhol nesta temporada após o título do Barcelona, em 2023. Os Merengues, assim, voltaram a abrir vantagem como maior campeão espanhol, agora com 36 taças contra 27 do Barça.
Itália
A Inter de Milão conquistou o seu 20º título italiano nesta temporada. Com 20 taças, ganhou o direito a colocar uma segunda estrela em seu escudo. Na Itália, um clube só pode usar estrela a cada dez títulos.
França
Na temporada de despedida de Mbappé, o PSG ganhou o Campeonato Francês com folga. A equipe, assim, chegou a sua terceira conquista seguida e aumentou a vantagem como maior vencedor da França, agora com 12 títulos contra 10 do Saint-Étienne.
Escócia
A Escócia também tem um tricampeão seguido. O Celtic venceu o campeonato com oito pontos de vantagem para o rival Rangers.
Portugal
O Sporting voltou a quebrar o domínio de Porto e Benfica a sagrou-se campeão português pela 20ª vez em sua história.
Holanda
Após seis temporadas de seca, o PSV voltou a ganhar o Campeonato Holandês. A equipe somou 91 pontos, a maior pontuação da história da competição.
Onde ainda há disputa
Turquia
O título será decidido na última rodada, após o vice-líder Fenerbahçe ter vencido o clássico contra o Galatasaray no último final de semana. O Galatasaray, porém, mantém três pontos de vantagem na liderança e depende apenas de um empate diante do Konyaspor, 15º colocado, para ser campeão. O Fener precisa vencer o lanterna Istanbulspor e torcer para uma derrota do Galatasaray. Se isso acontecer, ficará com a taça por ter vantagem no confronto direto.
Bélgica
O campeonato tem um regulamento diferente dos pontos corridos tradicionais da Europa. Na Bélgica, há uma primeira parte do campeonato de todos contra todos, que classifica seis equipes para a fase final. Herdando pontos da primeira etapa, esses seis times se enfrentam em jogos da ida e volta. O Brugge é o líder dessa fase e chega à última rodada precisando apenas de um empate para ficar com a taça.