Tão surpreendente quanto o fato do Grêmio decidir levar o grupo de jogadores para Santa Catarina é a curiosidade que, há exatos 10 anos, o Tricolor também se deslocou ao Estado vizinho para uma espécie de intertemporada, ao lado de Avaí, Coritiba e Vasco da Gama. Durante a Copa do Mundo da África do Sul, o time gremista disputava um torneio amistoso em Florianópolis.
A chamada Copa da Hora, promovida pelo Grupo RBS e o jornal Hora, de Santa Catarina, contou com o apoio da Federação Catarinense de Futebol. Todos os jogos entre Grêmio, Avaí, Coritiba e Vasco foram disputados no estádio da Ressacada. No sistema quadrangular, os clubes se enfrentaram em turno único. O campeão foram os cariocas, que acabaram a classificação no topo da tabela: duas vitórias e uma derrota.
O Grêmio, na época treinado por Silas, fez sua estreia justamente no dia 30 de junho de 2010, abrindo a Copa da Hora. O time foi derrotado pelo Coritiba por 2 a 0. Na partida seguinte, goleou o Vasco por 3 a 0, com gols de Jonas (duas vezes) e Borges. O encerramento foi com derrota para o Avaí por 3 a 2. Bérgson e Roberson anotaram os gols tricolores na oportunidade.
A trajetória de Silas ainda duraria pouco mais de um mês no Grêmio. Com o peso da eliminação nas semifinais da Copa do Brasil, para o Santos, o time reunia tropeços no Brasileirão. A queda de fato se deu após a derrota em casa para o Fluminense por 2 a 1 no dia 8 de agosto. Foi aí que Renato Portaluppi foi contratado pela primeira vez.
Jogos do Grêmio em Santa Catarina
Grêmio 0x2 Coritiba - 30/6/10
Victor; Edilson, Ozeia, Rodrigo e Fábio Santos; Adilson, William Magrão, Maylson e Hugo; Jonas e Borges.
Grêmio 3x0 Vasco - 3/07/2010
Grohe; Edilson, Mario Fernandes, Rafael Marques e Neuton; Adilson, Fabio Rochemback e Douglas; Leandro, Borges e Jonas.
Avaí 3x2 Grêmio - 5/7/2010
Grohe; Edilson, Mario Fernandes, Rodrigo e Neuton; Adilson, William Magrão e Roberson; Leandro, André Lima e Bergson.