A seleção brasileira feminina de vôlei conquistou a quarta vitória consecutiva e se manteve na vice-liderança da Liga das Nações ao derrotar a Sérvia por 3 sets a 0, parciais de 25/15, 25/19 e 25/19, no Rio de Janeiro, que contou novamente com grande público neste domingo (19). No total, 9.212 torcedores compareceram ao Maracanãzinho, superando o 9.119 da partida anterior, contra os Estados Unidos.
O jogo serviu também para a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) homenagear as jogadoras que fizeram parte da equipe nas edições anteriores dos Jogos Olímpicos.
Passado o confronto contra a Sérvia, o Brasil terá um tempo maior para se preparar para o próximo compromisso, que será diante do Japão, marcado para o dia 28 de maio, às 8h30min (de Brasília), em Macau, na China, onde a seleção ainda enfrentará Holanda, Itália e Tailândia.
Com a Sérvia "engasgada" desde a derrota na decisão do Mundial de 2022, como citaram algumas jogadoras antes da partida, o Brasil começou de forma arrasadora e não se importou de enfrentar uma equipe alternativa da adversária, que preservou suas principais estrelas visando os Jogos Olímpicos de Paris-2024. O primeiro set foi um passeio da seleção brasileira, que fechou por 25 a 15, com destaque para a capitã Gabi Guimarães, com seis pontos, sendo dois de bloqueio.
Mas nem tudo foi festa no primeiro set. A equipe do técnico Zé Roberto Guimarães ganhou duas preocupações. A central Carol levou um pisão de Ana Cristina e chegou a ser substituída ao reclamar de muitas dores. Ela, no entanto, sinalizou que está bem, mas o mesmo não pode ser dito da outra central, Julia Kudiess, que caiu de mau jeito e deve ser levada para fazer exames. A suspeita é de lesão de ligamento no joelho direito. No banco, chorou copiosamente já prevendo algo mais sério.
No segundo set, a Sérvia resolveu complicar o jogo. Com direito a bons ralis, as equipes disputaram ponto a ponto até o Brasil fechar por 25 a 19, com grande destaque para Gabi, que chamou a responsabilidade quando o duelo estava empatado e decidiu a favor da equipe de Zé Roberto. Teve até ace da capitã, aniversariante do dia.
A equipe brasileira manteve o ritmo no terceiro set, não deixou a Sérvia crescer e fechou com extrema facilidade por 25 a 19, com o ponto final marcado por Rosamaria.
Com 15 acertos, Gabi foi a principal pontuadora do confronto. Rosamaria marcou 12 e Ana Cristina terminou com 11. Na Sérvia destaque para Ivanovic, com nove pontos.
— Muito feliz com a sequência de vitórias dentro de casa. A torcida nos empurrou desde o primeiro jogo e (ressaltar) principalmente o crescimento da equipe. Sabemos que temos muito para melhorar no sistema defensivo, na transição de jogo, no side out (virada), Mas fomos agressivas e isso é importante. Teremos grandes desafios pela frente ainda— comentou Gabi, que completou 30 anos neste domingo.
O Brasil só não está na liderança isolada da Liga das Nações porque a Polônia venceu seus quatro jogos por 3 a 0. Na chave disputada em Antalya, na Turquia, as polonesas superaram Itália, França, Holanda e, neste domingo, o Japão. As parciais contra as japonesas, que também estavam invictas, foram de 26/24, 25/20 e 25/23.
A presença do público nos quatro jogos da seleção brasileira também merece destaque. No total, 30.679 torcedores compareceram ao Maracanãzinho para incentivar o time comandado por José Roberto Guimarães.