Medalhista de prata em Tóquio em 2021, na modalidade Street, Rayssa Leal teve novamente um desempenho impecável e provou o motivo que a faz ser o principal nome do Brasil no skate. Mesmo já garantida nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a maranhense venceu o Olympic Qualifier Series de Xangai, na China. Ainda no Street, Giovanni Viana terminou em sétimo lugar.
A brasileira dominou as finais deste domingo (19) do início ao fim. Na etapa de voltas, teve duas ótimas notas - 86.43 e 92.2 -, e disparou na liderança, de onde não saiu mais. Nas manobras, teve três pontuações altas e confirmou a conquista com 274.89 pontos. Completaram o pódio as japonesas Liz Akama, com 274.35, e Coco Yoshizawa, com 257.73.
— Estou muito feliz. Conquistei o primeiro lugar. Queria agradecer a todo mundo pela torcida. Muito obrigado a todo mundo que mandou energia positiva! Valeu pra quem ficou de madrugada assistindo. E é isso. Só tenho a agradecer— disse Rayssa.
No masculino, Giovanni Viana sofreu nas manobras e terminou na sétima posição, com 177.39 pontos. O título foi conquistado pelo norte-americano Jagger Eaton, com 278.28, à frente do japonês Onodero Ginwoo, com 277.34, e do americano Chris Joslin, 275.34.
Sem medalhas no Park
Havia uma grande expectativa no skate Park, que acabou não sendo confirmada. No feminino, Isadora Pacheco chegou perto do pódio, mas terminou na quarta posição, com 86.77 pontos. Outra brasileira na final, Dora Varella ficou em sexto, com 85.26 em sua última das três voltas.
—Estou arrepiada. Uma final emocionante. Foi muito massa olhar para a plateia e receber esse apoio, o carinho da torcida que estava aqui. Queria agradecer a todo mundo que torceu de casa e acompanhou as lives. Estamos bem demais. Estamos bem no ranking. Quase rolou uma beliscadinha naquele pódio. Foi massa pra caramba. Que final— comemorou Isadora.
A medalha de bronze com a japonesa Sakura Yosozumi , com 87.02 pontos. O ouro foi da australiana Arisa Trew, com 91.16, seguido pela também japonesa Hiraki Kokona, que somou 90.18 na segunda volta e garantiu a prata.
O Brasil ainda teve três representantes no masculino, mas também ficou sem medalhas. A melhor atuação foi de Pedro Barros com um quinto lugar (88.96). Augusto Akio ficou em sétimo (73.04), enquanto que Luigi Cini terminou em oitavo (53.13).
O norte-americano Tate Carew esteve impecável e conquistou o ouro com incríveis 93,33 pontos. A prata foi do australiano Keegan Palmer.