O Brasil perdeu para a Sérvia por 3 sets a 0, parciais de 26/24, 25/22 e 25/17, em 1h20min de jogo, neste sábado (15) na final do Campeonato Mundial feminino de vôlei, em Apeldoorn, na Holanda, e pela quarta vez na história ficou com o vice-campeonato. As sérvias conquistaram o bicampeonato.
O começo da partida foi favorável ao Brasil. O primeiro ponto veio em uma bola de meio de Carol. Com erros de Boskovic e Lozo, a equipe brasileira fez 7 a 3 e seguia em vantagem até a metade do set. As atuais campeãs chegaram à virada por 12 a 11, com um ataque Boskovic, e abriram dois pontos de diferença (16-14) em bloqueio de Lozo sobre Carol Gattaz.
A seleção brasileira conseguiu buscar o empate em 21, em erro de saque de Boskovic, mas em bloqueio da levantadora Drca em Gabi, as europeias conseguiram o primeio set point (24-22). Com Pri Daroit no fundo de quadra para sacar veio o empate em 24-24, mas um ataque de Boskovic e um erro de Gabi deram a Sérvia a vitória por 26 a 24, após 26 minutos, com seis pontos de Boskovic e cinco de Busa. No lado brasileiro, Gabi marcou cinco e Lorenne fez quatro.
O segundo set começou mais uma vez com o Brasil conquistando boa vantagem e dois bloqueios e um erro de Busa deixaram o placar em 6-2. Mas a equipe brasileira passou a errar e devolveu as sérvias para o jogo. Um bloqueio sobre Lorenne e um contra-ataque de Boskovic deixaram o marcador em 12-12. A oposta sérvia cometeu um erro de ataque e foi parada por Carol Gattaz e a seleção fez 16-13.
Mas o Brasil parece ter paralisado em quadra nesse momento. Boskovic atacou uma bola de fundo e pisou na linha, o que seria uma infração. A arbitragem não marcou e não houve desafio. Na sequência, a MVP do Mundial de 2018 fez mais três pontos, Stevanovic conseguiu dois aces e num estalar de dedos as sérvias chegaram a 20-16. Zé Roberto fez trocas e colocou Tainara e Roberta em quadra, sacando Rosamaria e Macris. As trocas deram certo e a seleção conseguiu empatar em 22. Mas novamente os erros deixaram o set escapar e quando Lorenne foi bloqueada, a Sérvia fez 25 a 22, com nove pontos de Boskovic, seis de Stevanovic. No Brasil, Carol fez quatro.
Zé Roberto Guimarães manteve as alterações no terceiro set. Nervosa, a seleção seguiu sem repetir suas últimas atuações. Rapidamente, as sérvias marcaram 6-3 e isso forçou o treinador brasileiro a parar o jogo. Um ace da levantadora Drca levou o placar para 9-6 e o Brasil teve mais duas trocas. Entraram a líbero Natinha e a oposta Kisy. Com dificuldades para virar no ataque, a seleção brasileira viu a Sérvia chegar a 17-9. Até o final, o Brasil não ameaçou e acabou ficando com a prata quando Boskovic derrubou a última bola do jogo e determinou o 25-17 e o 3 a 0 que garantiu o bicampeonato sérvio.
Com 24 acertos, Boskovic foi a maior pontuadora da partida. Além dela, as campeãs tiveram 11 pontos de Stevanovic. Na equipe brasileira nenhuma jogadora conseguiu 10 pontos. Gabi, Carol e Lorenne marcaram nove, cada uma.