O Campeonato Mundial de Judô, última grande competição antes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, começou neste domingo (19), em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, com quatro brasileiros no tatame. O principal destaque foi Michel Augusto, que, apesar de cair nas oitavas, na categoria ligeiro (até 60kg), fez o suficiente para confirmar sua vaga na Olimpíada.
Em seu primeiro mundial adulto, Michel começou vencendo Muhammadsoleh Quvatov, do Tajiquistão, em uma luta dificílima. O judoca do Sesi-SP conseguiu virar uma desvantagem de dois shidôs contra, com um waza-ari. Na sequência, despachou o atual número 5 do mundo e o campeão do Grand Slam de Paris, em 2023, Balabay Aghayev, do Azerbaijão, nas punições.
Com o feito, o paulista de apenas 19 anos assegurou a sua vaga em Paris e foi mais leve para o confronto contra o cazaque Yeldos Smetov nas oitavas de final. No entanto, Michel Augusto acabou sofrendo um ippon, nada que apagasse o seu feito no Mundial.
—Eu queria agradecer a todos que torceram por mim. Eu dei o meu melhor aqui no Mundial, mas não foi dessa vez, eu queria ter saído com a medalha, mas saí com pontos importantes para conquistar minha vaga olímpica— avaliou Michel, que foi ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago em 2023.
Com a classificação de Michel Augusto, a equipe brasileira de judô já tem atletas em 11 das 14 categorias em Paris.
Mais três judocas brasileiros estiveram no tatame. Amanda Lima, na categoria ligeiro (até 48kg), acabou caindo na primeira rodada ao sofrer um waza-ari da cazaque Giliya Tinbayeva.
No mesmo peso, Natasha Ferreira estreou com vitória por ippon sobre Geronay Whitebooi, da África do Sul. Na sequência, enfrentou a japonesa Wakana Koga, que acabou desclassificada por apoiar a cabeça no chão ao entrar em um golpe.
A atleta da Sociedade Morgenau (PR) acabou parando nas oitavas, perdendo, por ippon, para Abiba Abuzhakinova, do Cazaquistão. Na repescagem, foi superada pela portuguesa Catarina Costa. Com isso, perdeu a chance de disputar uma das medalhas de bronze em disputa e acabou em sétimo lugar.
A posição não definiu a vaga para Paris, que é o principal objetivo de Natasha. Mesmo assim, o desempenho do Mundial a coloca, até o momento, com uma das cotas continentais. A brasileira precisará aguardar o fechamento do ranking, em 25 de junho, para confirmar a classificação olímpica.
Convocada para a Olimpíada, Larissa Pimenta, na categoria meio-leve (52kg), também ficou na sétima posição. Ela venceu a camaronesa Marie Celine Baba, por ippon, e a norte-americana Angelica Delgado, nas punições, mas parou na italiana Odette Giuffrida, que seria a campeã, também nas punições. Na repescagem, a judoca do Pinheiros (SP) caiu para a alemã Mascha Ballhaus.
Nesta segunda-feira (20), mais três atletas irão em busca de uma medalha para o Brasil no Mundial. São eles: Jessica Lima (Sogipa), até 57kg, Willian Lima (Pinheiros), até 66kg, e Daniel Cargnin (Sogipa), até 73kg. As lutas terão início às 3h30min, pelo horário de Brasília.
Confira os medalhistas do primeiro dia de Mundial de judô:
Categoria ligeiro masculina (até 60kg)
- Ouro - Giorgi Sardalashvili (GEO)
- Prata - Yang Yung-wei (TPE)
- Bronze - Taiki Nakamura (JAP)
- Bronze - Lee Ha-rim (COR)
Categoria ligeiro feminina (até 48kg)
- Ouro - Bavuudorjiin Baasankhüü (MGL)
- Prata - Assunta Scutto (ITA)
- Bronze - Abiba Abuzhakynova (CAZ)
- Bronze - Tara Babulfath (SUE)
Categoria meio-leve feminina (até 52kg)
- Ouro - Odette Giuffrida (ITA)
- Prata - Diyora Keldiyorova (UZB)
- Bronze - Amandine Buchard (FRA)
- Bronze - Mascha Ballhaus (ALE)