O brasileiro Mano Menezes é o novo técnico do Al Nassr, da Arábia Saudita. O anúncio, feito, nesta sexta-feira (9), pelo clube árabe em suas redes sociais. O treinador gaúcho deverá assinar contrato dentro de dois dias quando desembarcar no país.
Mano vai substituir o croata Alen Horvat, que estava interinamente no cargo desde o início do ano, após a saída do português Rui Vitória. Ele será acompanhado por uma comissão técnica de sua indicação e vai realizar o segundo trabalho fora do Brasil. O primeiro foi em 2016, no Shandong Luneng, da China. O Al Nassr é o atual campeão da Arábia Saudita, da Copa do Rei e da Supercopa do país.
O treinador de 56 anos estava afastado há três meses e meio, após pedir demissão do Bahia, equipe à qual dirigiu por 24 jogos, com oito vitórias, dois empates e 14 derrotas. Sua última partida foi no Maracanã, onde o time baiano perdeu por 4 a 3, em duelo válido pelo Campeonato Brasileiro e que ficou marcado pelo caso de acusação de racismo envolvendo o volante flamenguista Gerson e o meia colombiano Juan "Índio" Ramírez. Citado pelo jogador do time carioca, Mano, que teria dito ser "malandragem" do rubro-negro, também teve de depor na delegacia.
Mano Menezes começou sua carreira de treinador Guarani-VA e depois de passar por Brasil-Pel e Iraty, do Paraná, retornou ao Rio Grande do Sul para comandar novamente o time de Venâncio Aires, de onde saiu para o 15 de Novembro de Campo, time com o qual chegou às semifinais da Copa do Brasil de 2004 e ganhou projeção nacional.
Em 2005, depois de passagem pelo Caxias, assumiu o Grêmio para a disputa da Série B do Brasileirão e foi o treinador gremista na Batalha dos Aflitos. Permaneceu no Tricolor até o final de 2007, ano em que foi vice-campeão da Libertadores e bicampeão gaúcho.
No ano seguinte deixou Porto Alegre para dirigir o Corinthians, que recém havia sido rebaixado para a Série B. Foi campeão da segunda divisão brasileira mais uma vez e conduziu o Timão aos títulos paulista e da Copa do Brasil de 2009.
Após a Copa do Mundo da África do Sul em 2010 foi anunciado como o substituo de Dunga na Seleção Brasileira. Foi vice-campeão olímpico em Londres e venceu duas vezes o Superclássico das Américas contra a Argentina em 2011-12, mas acabou sendo demitido logo depois de derrotar os rivais em Buenos Aires.
Em 2013 assumiu o Flamengo, onde permaneceu por apenas 22 jogos no comando e após desavenças com posturas da diretoria entregou o cargo. No final do mesmo ano voltou para o Corinthians, mas não obteve o mesmo sucesso.
Mano Menezes foi contratado pelo Cruzeiro em setembro de 2015 e depois do Brasileirão recebeu proposta para treinar na China, onde ficou até junho de 2016, quando foi demitido. No mês acertou sua volta para o Cruzeiro, onde permaneceu até meados de 2019 e conquistou duas Copas do Brasil (2017-18) e dois campeonatos mineiros (2018-19).
Após deixar o Cruzeiro, em setembro de 2019 foi anunciado pelo Palmeiras para substituir Luiz Felipe Scolari, mas teve uma breve passagem na equipe paulista e foi demitido após 20 partidas.
O retorno de Mano ao futebol se deu no Bahia, onde permaneceu entre 8 de setembro e 20 de dezembro de 2020.