Inter e Grêmio contam com dois jogadores decisivos na Copa São Paulo de Futebol Júnior. O meia colorado Matheus Monteiro e o atacante tricolor Elias são os artilheiros dos times e marcaram gols que garantiram vitórias importantes na competição. Com características diferentes, o organizador e o velocista podem desequilibrar no Gre-Nal que decide a Copinha, no sábado (25), 10h, no Estádio Pacaembu.
Seja de voleio, pênalti, jogada individual ou coletiva, os guris resolveram quando os times precisaram. Ambos estiveram em campo em todas as oito partidas da competição, levaram um cartão amarelo cada, e se credenciam a protagonistas no primeiro Gre-Nal da história a decidir o título do torneio.
Frieza na marca de cal
Matheus Monteiro, 19 anos, atuou em todas as partidas e marcou três gols importantes para o Inter na competição. Dos pés dele, saíram as vitórias por 1 a 0 sobre o Volta Redonda e 2 a 1 sobre o Desportivo Brasil, além do segundo gol no 3 a 1 sobre o Corinthians, na semifinal. Divide a artilharia do time com Cesinha.
Monteiro, o batedor de pênalti titular, já converteu três cobranças na Copinha — duas em tempo normal e uma abrindo a série nas alternadas, contra o RB Brasil, nas oitavas. A tranquilidade a 11 metros da meta adversária complementa o desempenho do meia que com a bola rolando pisa na área e infiltra por trás da zaga para criar chances e também concluir. Na semifinal, contra o Corinthians, 10 vezes campeão do torneio, foi dele o segundo gol, o da tranquilidade, aparecendo como centroavante para empurrar para a rede o passe de Guilherme Pato.
Natural de São Paulo, jogou no Fluminense sub-17, em 2017, e no Boa Vista, em 2018. Chegou ao Inter em 2019. Foi um dos destaques do time de transição campeão do Brasileirão de Aspirantes. O camisa 7 era homem de confiança da equipe comandada por Ricardo Colbachini.
Artilheiro desde a várzea
Elias Manoel, 18 anos, marcou seis gols nas oito partidas do Grêmio na Copinha. Suas arrancadas e chutes precisos garantiram, além de vantagens nas goleadas sobre o União Mogi e Atlético-MG, um ponto importante para a classificação tricolor em primeiro do grupo. O camisa 7 gremista marcou no empate no 1 a 1 contra o Juventus-SP.
Se destacou nas goleadas, marcando dois gols em cada uma delas. Contra o União Mogi, dois voleios em menos de cinco minutos chamaram a atenção. Um de fora da área e outro de dentro da pequena área, ambos com a perna direita, mostraram a versatilidade do atacante velocista que também já marcou com a esquerda.
Chegou ao Grêmio em 2019. Foi campeão da Copa Santiago marcando gols em Gre-Nal em janeiro e da Copa Ipiranga em dezembro. Antes, atuava pelo Guarani de Campinas, sua cidade natal. A sina de goleador vem desde a várzea. Elias foi campeão e artilheiro — 15 gols em 13 jogos — da Liga Campineira sub-16 de 2017, quando era o craque do Sociedade Esportiva Canto da Vila.