O Grêmio está na próxima fase da Copa São Paulo. Na tarde desta quarta-feira (8), o time do técnico Guilherme Bossle venceu o União Mogi por 4 a 0. O Tricolor chega a sete pontos em três partidas. O outro classificado do grupo 21 é o Real-DF, que ganhou do Juventus-SP por 2 a 1 no confronto das 14h45min, também no estádio Nogueirão, em Mogi das Cruzes.
União Mogi e Grêmio entrariam em campo às 17h, porém, raios e a chuva que cai desde o começo da tarde no estádio onde se realizaram as partidas paralisaram o jogo entre Juventus-SP e Real-DF por uma hora, atrasando o jogo tricolor.
O trio de arbitragem testou a condição do campo arremessando a bola rasteira para verificar quanto ela deslizava e quanto ela parava em poças de água. O jogo foi retomado para os 30 minutos finais e vencido pelo Real por 2 a 1, de virada.
O resultado classificava o Real e deixava o Grêmio em situação confortável para encarar o campo molhado em busca da sua continuidade na Copa São Paulo. Porém o time entrou concentrado e abriu o placar no segundo minuto de jogo.
Elias pressionou a saída de bola adversária e ela sobrou para Rildo, na pequena área, que só empurrou para o gol. Grêmio 1 a 0. A pressão inicial criou outra chance. Fabrício recebeu de frente para o goleiro e finalizou torto, com o lado de fora do pé. Diego Rosa errou o rebote, sem goleiro, praticamente dentro da meta.
O centroavante se recuperou. Fabrício fez o segundo, aos 5, depois de chutão que veio da defesa gremista. O zagueiro foi enganado pelo quique da bola no campo molhado e o camisa 9 tricolor finalizou de primeira com a direita, mandando ela por baixo do goleiro.
Aos 8, o União chegou à área do Grêmio. Com chute bem defendido por Adriel e escanteio afastado pela defesa. Foi melhor chance do time paulista na partida.
Diego Rosa criou uma chance de ampliar, cobrando falta com muito perigo acertando a trave. Logo depois, aos 16, lambança da defesa do União Mogi e terceiro gol do Grêmio. Elias aproveitou o balão dado perto da área ofensiva e finalizou de primeira, com um bonito voleio da entrada da área encobrindo o goleiro paulista.
Foi de Elias também o quarto, aos 20, com outro voleio. De dentro da pequena área, aproveitou escanteio cobrado baixo por Diego Rosa e mau rebatido pela defesa. A partida estava resolvida com quatro gols gremistas antes da metade do primeiro tempo. A primeira etapa seguiu até o final com o Grêmio administrando a ampla vantagem sem maiores chances.
Mesmo com a vantagem, o zagueiro gremista Alisson foi expulso nos primeiros minutos da etapa final. O camisa 4 cometeu uma falta na entrada da área aos oito e outra impedindo cruzamento aos 13, recebendo dois amarelos. A partida seguiu sem surpresas e terminou aos 45, sem acréscimos.
O adversário da segunda fase do Grêmio será decidido nesta quinta. A vaga pode ser da Chapecoense, São Raimundo ou União do ABC. O confronto será único, e está marcado para as 16h do próximo sábado.