Grêmio e Juventus-SP empataram em 1 a 1 na segunda partida do grupo 21 da Copa São Paulo de Futebol Júnior disputada neste domingo (5) no Estádio Nogueirão, em Mogi das Cruzes. O jogo começou com superioridade gaúcha liderada por Rildo e Elias, autor do gol da primeira etapa. No segundo tempo, Rikelmi, destaque da Juventus, aproveitou erro de saída de bola tricolor e deixou tudo igual.
Ambas equipes — e o juiz — cansaram ao longo do segundo tempo e não mantiveram o nível das atuações. Uma vitória gremista poderia ter garantido a classificação, mas a vaga será decidida na última rodada, na próxima quarta-feira.
A primeira chance da partida foi gremista. Elias recebeu nas costas de zaga e fintou para o fundo. Finalizou sem ângulo, rasteiro, com a perna esquerda. A bola foi na direção da meta, mas o goleiro desviou com o pé para escanteio.
Elias e Diogo Rosa comandavam as ações ofensivas do Tricolor. Quando a parceria funcionou, as jogadas ganharam velocidade e a direção da linha de fundo. Aos 18, outra chance do camisa 7, aproveitando desvio do escanteio na pequena área mas cabeceando para fora.
Logo depois, aos 20, uma bola que veio alta da defesa foi escorada de peito por Fabrício e caiu no pé de Elias na entrada da área pela esquerda. O camisa 7 cortou o marcador e depois inclinou sua corrida para a meta adversária. Mais rápido que o zagueiro, finalizou no canto oposto do goleiro: Grêmio 1 a 0.
Quatro minutos mais tarde, o artilheiro levou um pequeno susto. Em dividida com Lucas, da Juventus, Elias caiu com dores no rosto e teve que sair de campo para receber atendimento. Ele retornou rapidamente ao gramado, antes mesmo da autorização do árbitro. A pressa rendeu um cartão amarelo.
O time do Juventus ameaçou a área tricolor no final da primeira etapa. Aos 42, a bola levantada por Basílio — recebeu impedido mas o bandeira não viu — para a cabeçada de Cadu, que se antecipou entre o zagueiro gremista e o goleiro Adriel. O golpe passou muito perto da meta desprotegida após a saída atrapalhada do camisa 1.
O primeiro tempo acabou com mais chance gremista. Aos 47, Rildo chutou de fora da área e colocou o goleiro para trabalhar. A bola raspou a trave depois de ser tocada e o escanteio mau cobrado fez soar o apito que mandou os times para os vestiários.
Para o segundo segundo tempo, saiu Rildo e entrou Pedro Lucas. O camisa 10 havia começado mais uma vez no banco de reservas e recebeu o chamado para atuar os 45 minutos finais.
Logo aos 9, uma oportunidade que poderia matar o jogo foi perdida pelo Grêmio. Vanderson recebeu na pequena área, sem goleiro, mas não conseguiu finalizar. Se atrapalhou no domínio e perdeu tempo, dando chance da defesa se recompor.
A resposta do Juventus veio em seguida. Aos 12 minutos, Lucas cobrou falta que ficou na barreira, e Rikelmi finalizou por cima. No tiro de meta, falha da defesa gremista e gol de empate. Adriel cobrou curto, na tentativa de sair jogando com passes entre zagueiros. O atacante Lucas pressionou, e o defensor Fernando perdeu a dividida. Rikelmi entrou na área e finalizou sem chance de defesa. Subiu no alambrado para comemorar o empate com a torcida e recebeu amarelo.
O mesmo Rikelmi seguiu incomodando. No lance seguinte, dominou no peito e partiu para dentro da área. Sofreu marcação dura de dois defensores gremistas, caiu e pediu pênalti. O juiz mandou continuar a jogada.
A produção de jogo tricolor caiu de qualidade no segundo tempo. Elias trocou de lado, e Pedro Lucas não encantou. Com menos toque de bola e mais tentativas de carregar a bola em velocidade, o time chegou menos na área adversária.
Aos 33 minutos, uma pausa para hidratação diferente. A temperatura em Mogi das Cruzes era de 24ºC, menor do que a que estamos acostumados para este tipo de intervalo. O árbitro Leonardo de Jesus pediu para parar o jogo pois sentia cãibras na panturrilha esquerda. Tomou água e recebeu massagem de um funcionário do Juventus, mas não conseguiu seguir na partida. Foi substituído por Luciano Silva.
O destaque paulista, Rikelmi, também sofreu com cãibras. Aos 41 minutos, o meia caiu perto da lateral depois de ser desarmado em uma arrancada pela esquerda e não levantou mais. Teve de ser arrastado para fora do campo e deixou o time paulista com um jogador a menos.
As últimas grandes chances do jogo também foram do Grêmio. Uma falta quase frontal a poucos passos da área paulista poderia ter virado o gol da vitória aos 46 minutos da etapa final, mas o chute de Pedro Lucas parou na barreira. No último minuto dos seis de acréscimos, um escanteio bem cobrado não foi aproveitado.
O Tricolor lidera o grupo por ter marcado um gol a mais que o Juventus, já que ambas tem quatro pontos. Os classificados do grupo 21 para a próxima fase serão definidos na última rodada. O Grêmio jogará contra o União Mogi, na próxima quarta-feira (8), 17h, e a Juventus encara o Real-DF, no mesmo dia, às 14h45.
Ficha Técnica
JUVENTUS (1)
Matheus, Isaque, Cristian, Gabriel Mafei e Basilio; João Dias (Luiz, 29/2T), Wallace (Gabriel Masson, 18/2T) e Rikelmi; Lucas Vaz (Gustavo, 29/2T), Dudu (Thiaguinho, 16/1T) e Cadu.
GRÊMIO (1)
Adriel, Vanderson, Heitor, Alison e Matheus Nunes; Fernando Henrique (C), Diego Rosa (Gazão, 18/2T), Rildo (Pedro Lucas, INT), Elias (Wesley, 28/2T) e Gonçalves (Vitor, 28/2T); Fabrício.
GOLS: Elias (G, 20/1T) e Rikelmi (J, 13/2T)
CARTÕES AMARELOS: Elias (G, 24/1T), João Dias (J, 6/2T), Rikelmi (J, 13/2T) e Vanderson (G, 21/2T)