Tradicionalmente, o ano dos grandes clubes do futebol brasileiro começa com a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior. E o Grêmio estreia às 17h desta quinta-feira (2), no primeiro dia da competição, contra o Real-DF, com transmissão do Sportv. No Grupo 21, que terá seus jogos no Estádio Municipal Francisco Ribeiro Nogueira, em Mogi das Cruzes, também estão o União-SP e a Juventus-SP. Os dois primeiros avançam para a etapa de mata-mata.
O Grêmio tenta, em 2020, conquistar pela primeira vez o título do principal torneio de categorias de base do país. Para isso, o técnico Guilherme Bossle, que comanda o sub-19 do clube desde o início do ano passado, tem à disposição 10 jogadores que foram campeões da Copa Ipiranga, no fim do ano passado, no Rio Grande do Sul. Além deles, há outros destaques, como os campeões mundiais com a seleção brasileira sub-17 Diego Rosa e Pedro Lucas.
— A nossa equipe vem se preparando desde o início de 2019. Fomos disputar torneios na Alemanha, do Equador, também jogamos a Copa Sul no segundo semestre. Temos um grupo qualificadíssimo, que quer mostrar um bom futebol. Passar as fases vai ser uma consequência — destaca Bossle.
O objetivo gremista, claro, é tentar fazer história e trazer o caneco para a Arena. O treinador salienta que é feito na base um trabalho de espelhamento com o profissional e, por isso, o esquema padrão da equipe é o 4-2-3-1 utilizado por Renato Portaluppi, com volantes de qualidade, que saem para o jogo, meias que chegam à frente e atacantes de lado que tenham velocidade e bom drible.
Assim, o time-base deve ter Adriel; Vanderson, Alison Calegari, Léo Oliveira (Natã) e Vitinho (Matheus Nunes); Gazão e Diego Rosa; Vitor, Pedro Lucas (Rildo) e Elias; Fabrício (Mario).
Queremos surpreender positivamente, chegando, no mínimo, até uma semifinal"
GUILHERME BOSSLE
Técnico do Grêmio sub-19
Como preparação para encarar a Copinha, o Tricolor disputou no fim do ano cinco jogos-treino — três contra equipes de base e dois contra times profissionais que se preparam para a disputa do Gauchão. A equipe empatou em 2 a 2 com o sub-20 do Criciúma, venceu por 2 a 1 a gurizada do Juventude e goleou o time do Hammarby, da Suécia, que disputou a Copa Ipiranga no Estado, por 5 a 0. Mas perdeu para os profissionais do Pelotas, por 1 a 0, e do Aimoré, por 3 a 2.
Com atletas nascidos a partir de 2000, os resultados foram considerados positivos pela comissão técnica, que espera bons resultados na Copa São Paulo.
— Queremos surpreender positivamente, chegando, no mínimo, até uma semifinal. Seria um grande feito para nós. Mas, claro, queremos ser campeões — afirma o técnico Guilherme Bossle.
Os destaques da equipe
Adriel
Nome: Adriel Vasconcelos Ramos
Posição: goleiro
Nascimento: 14/01/2001 (18 anos)
Cidade natal: Ilhéus-BA
Goleiro com histórico de convocações para as seleções de base, Adriel é considerado um atleta bastante promissor e que se desenvolveu muito na temporada 2019. Tem bom um contra um contra os atacantes adversários e uma reposição com os pés diferenciada. Inclusive, uma das principais jogadas da equipe é o lançamento rápido dele para o atacante Elias.
Fernando Henrique
Nome: Fernando Henrique do Nascimento Pereira
Posição: volante
Nascimento: 01/06/2001 (18 anos)
Cidade natal: São José de Mipibú-RN
Outro com histórico de convocações para as seleções de base, Fernando Henrique é considerado um primeiro volante completo. Tem 1m82cm, bom passe, uma bola longa de extrema qualidade e é forte na marcação. Além disso, joga bem com as duas pernas. Disputou mais de 30 jogos pela equipe sub-20 do Grêmio em 2019.
Diego Rosa
Nome: Diego Gabriel Silva Rosa
Posição: volante
Nascimento: 12/10/2002 (17 anos)
Cidade natal: Salvador-BA
Campeão mundial sub-17 com a seleção brasileira, Diego Rosa era titular da equipe do técnico Guilherme Dalla Déa e fez dois gols na competição. É um volante de alta intensidade, que se movimenta muito e chega com facilidade ao ataque. Bate bem na bola e marca diversos gols — inclusive de falta, um dos seus diferenciais.
Pedro Lucas
Nome: Pedro Lucas Tapias Obermuller
Posição: meia-atacante
Nascimento: 26/07/2002 (17 anos)
Cidade natal: Colatina-ES
Assim como Diego Rosa, foi campeão mundial sub-17 com a seleção brasileira em 2019. Foi convocado de última hora, porque o Flamengo não liberou Reinier. Depois, assumiu a titularidade na vaga no lesionado Talles Magno. É considerado um meia clássico, pensador, que tem o último passe como a principal virtude. Finaliza bem, tem boa chegada ao ataque e ótima leitura de jogo para a idade.
Elias
Nome: Elias Manoel Alves de Paula
Posição: atacante
Nascimento: 30/11/2001 (18 anos)
Cidade natal: Campinas-SP
Uma das principais apostas da base tricolor, Elias é um atacante de lado com enorme capacidade física: é rápido, forte e finaliza com muita força. Sua principal virtude é o um contra um ofensivo, devido à alta velocidade. De acordo com o técnico Guilherme Bossle, "quando bota na frente é muito difícil o defensor buscar".
Os 30 que viajaram a SP:
Goleiros: Adriel, Felipe, Ruan e Vinicius.
Laterais-direitos: Luis Fernando e Vanderson.
Laterais-esquerdos: Matheus Nunes, Vitinho.
Zagueiros: Alison Calegari, Heitor, Léo Oliveira, Natã e Rafael Costa.
Volantes: Bitello, Caíque, Diego Rosa, Fernando Henrique, Gazão e Luizinho.
Meias: Pedro Lucas, Rafinha e Rildo.
Atacantes: Elias, Gonçalves, Guilherme Beléa, Wesley, Vini Paulista e Vitor.
Centroavantes: Fabrício e Mario.