A final da Copa São Paulo de Futebol será um Gre-Nal, pela primeira vez na história da competição. A vitória do Tricolor, nesta quarta-feira (22), sobre o Oeste, garantiu a decisão gaúcha em terras paulistas um dia depois da classificação colorada sobre o Corinthians.
Além dos triunfos contra as equipes que jogavam em casa, outras sete jornadas terminaram melhor para Inter e Grêmio do que para o adversário. Relembre as campanhas da Dupla até a final do torneio:
FASE DE GRUPOS
Inter — Grupo 7
- Inter 3x0 Confiança-PB: estreia confiante, com gols de Cesinha, Thiago Barbosa e Praxedes, todos entre os 10 e 20 minutos de partida.
- Inter 3x0 Linense: outra goleada, com dois de Caio e outro de Nicolas. O Colorado era líder do grupo junto com o Capivariano.
- Inter 0xo Capivariano: empate de compadres, disputado sob forte chuva e um gramado horrível. Inter classificado em primeiro lugar.
Grêmio — Grupo 21
- Grêmio 2x0 Real-DF: vitória tranquila, com gols de Diego Rosa e Rildo, de pênalti.
- Grêmio 1x1 Juventus-SP: empate complicado, em campo mais complicado ainda. A chuva alagou o gramado mas não impediu os gols de Elias pelo Tricolor e Rikelmi pelo Juventus.
- Grêmio 4x0 União Mogi: grande atuação dos guris, com destaque para os dois gols de Elias, além dos de Fabrício e Rildo. Grêmio classificado em primeiro lugar.
SEGUNDA FASE
Inter 1x0 Volta Redonda
Matheus Monteiro garantiu a vitória sobre os cariocas, convertendo um pênalti marcado aos 50 minutos do segundo tempo.
Grêmio 1x0 União ABC
Mesmo criando mais chances, só um gol. Diego Rosa levou o Tricolor para a terceira fase.
TERCEIRA FASE
Inter 2x1 Desportivo Brasil
O primeiro gol foi de Matheus Monteiro. Para alcançar a classificação, Léo Ferreira saiu do banco de reservas para fazer um golaço de letra — e da lei do ex, contra o clube que o emprestou para o Colorado.
Grêmio 4x0 Chapecoense
Mais uma goleada tricolor, essa com gols de Alison, Vanderson, Wesley e Vitor, dando mais confiança aos comandados por Guilherme Bossle.
OITAVAS DE FINAL
Inter (5) 1x1 (4) RB Brasil
A partida mais difícil da competição para o Colorado, até agora, por ter saído atrás no placar e não ter conseguido virar. Guilherme Pato saiu do banco para empatar, e a trave ajudou na disputa por pênaltis.
Grêmio 4x1 Atlético-MG
O Tricolor encontrou dificuldades levando o gol antes de fazer os seus, mas virou rápido. Destaque para o artilheiro Elias, que marcou mais dois. Os outros foram de Rildo e Heitor.
QUARTAS DE FINAL
Inter 2x0 Botafogo-SP
Vitória construída com dois gols em 30 minutos. Praxedes e Cesinha resolveram. Domínio total da partida por parte dos colorados.
Grêmio (4) 1x1 (3) Vasco
A vaga na semifinal veio com gol de Rildo e muito enfrentamento físico. A decisão foi para os pênaltis e contou com a estrela do goleiro Adriel, que pegou a quarta cobrança carioca e deu um final feliz para a história do jogo.
SEMIFINAL
Inter 3x1 Corinthians
Supremacia colorada do começo ao fim. Apesar dos ataques habilidosos, a defesa paulista que fez a diferença, falhando. Destaque para Guilherme Pato, com um gol e uma assistência para o de Monteiro. Nicolas, que entrou no lugar de Pato, fechou o placar com um golaço. Ruan descontou com bonita falta.
Grêmio 1x 0 Oeste
O Tricolor foi melhor na partida, mesmo com o desfalque de Diego Rosa, expulso na partida anterior. O gol do Grêmio foi marcado por Elias, aos 34 minutos do segundo tempo. O atacante roubou a bola da defesa do Oeste, invadiu a área e finalizou sem chances para o goleiro da equipe paulista.