O Grêmio dá início a partir das 20h desta quarta-feira (22), contra o Caxias, na Arena, à busca pelo tricampeonato do Gauchão. Depois de uma pré-temporada com turbulências (demissões de sete funcionários e saída de jogadores), o técnico Renato Portaluppi deu sua primeira entrevista coletiva do ano e garantiu que o ambiente está ótimo. Em suas palavras, "melhor impossível".
— Se as coisas não estivessem 100%, eu estaria preocupado. Mas está tudo certo em todos os sentidos. Espero que a gente possa fazer uma boa estreia no campeonato — destacou.
Para a primeira partida no Estadual, o treinador cravou que escalará força máxima e deverá promover estreias de recém-contratados. Os mais cotados para iniciarem o jogo são o lateral-direito Victor Ferraz e o volante Lucas Silva, mas o goleiro Vanderlei, que teve seu nome publicado ontem no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF como jogador do Grêmio, também poderá ir a campo na vaga de Paulo Victor. Orejuela ainda precisa aguardar a liberação para estrear. Caio Henrique, que foi anunciado ontem pelo clube, está com Phelipe Megiolaro, Matheus Henrique e Pepê na seleção que disputa o Pré-Olímpico, na Colômbia.
Aliás, o treinador mudou o cronograma previsto inicialmente pela equipe para o começo do Gauchão. A ideia era utilizar a equipe de transição nas primeiras rodadas, algo que foi descartado por Renato na entrevista de ontem.
— Como temos apetite de títulos, vamos começar com força máxima. Não tem essa de prolongar a pré-temporada. Não, não. A gente vai tendo tempo depois, poupa dois ou três jogadores, e está tudo certo — disse o técnico tricolor.
Ainda que tenha ficado triste com as demissões, fez questão de frisar que as mudanças, especialmente na preparação física, não afetam os jogadores. Segundo ele, o importante é a dedicação dos atletas ás atividades que lhe são repassadas:
— A pré-temporada serve para isso mesmo. Com ou sem troca de preparador físico, é importante que o jogador se entregue para o trabalho que é determinado a ele. Se ele se dedica, pode ter certeza que não vamos ter problema algum.
Renato voltou de férias na segunda-feira passada, já que ganhou 10 dias há mais do que os atletas porque precisou realizar o curso de treinadores da CBF em dezembro, e também passou por um procedimento cirúrgico no Rio de Janeiro, em 11 de janeiro. Sua única reclamação foi relacionada ao curto período de pré-temporada. Contudo, ressaltou que o trabalho está sendo bem conduzido e os profissionais contratados — Mauri Lima, preparador de goleiros, e Márcio Meira, preparador físico — têm grande capacidade.
— Não trabalhei com nenhum dos dois, mas se você buscar o currículo deles, vai ver com quem estamos trabalhando — elogiou o comandante.
O Grêmio fará um jogo-treino contra o Athletico-PR, sábado (25), às 11h, na Arena (com portões fechados), e no domingo (26) enfrentará o Brasil-Pel pela segunda rodada do Gauchão, em Pelotas. Ainda não está definido em qual das partidas será utilizada a equipe principal. E, pelo que disse Renato, dependerá do que ocorrer na noite desta quarta.