O Grêmio está mais forte para 2020. Pelo menos é como avalia o técnico Renato Portaluppi. O comandante tricolor falou durante a entrevista coletiva, concedida após o treino da tarde desta terça-feira (21), que o departamento de futebol do clube fez ótima contratações para aumentar a qualidade do elenco nesta temporada. Mesmo que não possa investir tanto dinheiro quando Palmeiras e Flamengo.
— Fizeram um excelente trabalho. Fortaleceram ainda mais o nosso grupo. Uma pena que, para alguns chegarem, outros precisam sair. Mas pode ter certeza que chegarão mais reforços. Quanto mais forte o plantel, melhor — comentou o treinador, que ressaltou o cuidado com a estrutura financeira do clube no momento de trazer jogadores:
— O importante é sempre ter os pés no chão. O Grêmio não fará loucuras. É o pensamento do presidente e de todos nós do clube. Dentro do possível, nos reforçaremos. É muito fácil contratar jogadores quando se tem R$ 200 milhões — ponderou.
Até o momento, o Grêmio anunciou os laterais Orejuela, Victor Ferraz e Caio Henrique, o volante Lucas Silva e o goleiro Vanderlei. Questionado sobre se os recém-chegados serão titulares de imediato, Renato negou:
— São jogadores que vão fortalecer o grupo, mas precisam buscar seus espaços. Não existe cláusula contratual dizendo que serão titulares. Dependerá do que será feito por eles dentro de campo. Todo mundo terá oportunidades. Ninguém é dono de camiseta ou de posição.
Em 2019, o Grêmio esteve próximo de acertar a contratação de Thiago Neves, por pedido Renato Portaluppi. Porém, a negociação não se concretizou. Agora, próximo de deixar o Cruzeiro, o meio-campista está livre no mercado. O técnico gremista avaliou a situação do atleta.
— Eu tive o prazer de trabalhar com o Thiago Neves no Fluminense. Ele serviria em qualquer grande time do Brasil. É um atleta que conta com a minha admiração. No futebol brasil, você conta na palma da mão os jogadores que têm o talento dele. Se for para uma grande equipe, motivado, tem tudo para dar certo — elogiou.
O Grêmio segue no mercado atrás de um centroavante e um meio-campista, segundo seu departamento de futebol. Porém, se depender de Renato, todas as atenções serão investidas na vinda de um jogador de frente.
— No momento, a prioridade é um jogador que faça gol. E está muito difícil de achar. Não só para o Grêmio, mas também em todo o futebol brasileiro — finalizou.