O Grêmio enfrenta o Oeste nesta quarta-feira (22), às 17h30min, em Barueri, em jogo que pode definir um histórico Gre-Nal na final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A coluna traçou um breve perfil da gurizada comandada pelo técnico Guilherme Bossle e percebeu que, ao contrário do Inter, o garimpo gremista se dá mais cedo, pegando jogadores em estágio inicial de formação. Vale lembrar que o volante Diego Rosa, trazido na negociação que envolveu a ida do zagueiro Wallace para o Vitória, está fora e desfalca o time. Conheça os guris azuis.
Adriel — É chamado no CT Hélio Dourado de Dida. Não é de graça. Além da semelhança física com o ex-goleiro, o guri que completou 19 anos no último dia 14 também nasceu na Bahia, tem a mesma altura, 1m95cm e tem trajetória em seleções de base. Adriel foi chamado para a sub18 e sub-20 em 2019. Chegou ao Grêmio em 2017.
Vanderson — Lateral-direito, 18 anos, Vanderson veio para o Grêmio em 2018. Em abril, assinou o primeiro contrato profissional.
Alison Calegari — Zagueiro, fez 19 anos em janeiro e, como presente, ganhou a renovação de contrato antes de rumar para a Copa SP. Era o capitão no sub-19. É gaúcho de Taquara e está no Grêmio desde os 12 anos.
Heitor — Paulista de Araçatuba, completará 20 anos em abril. É o irmão mais velho do também zagueiro Henri, capitão da seleção campeã mundial sub-17 no ano passado e que defende o Palmeiras. Aliás, a família é do futebol. O pai, Hélio dos Santos, foi jogador e hoje trabalha como técnico.
Matheus Nunes — É o capitão do time. Não é de graça. Disputa pela segunda vez a Copa SP. Gaúcho de Uruguaiana, fez 20 anos no domingo (19).
Gazão — Volante, fez 18 anos no dia 26 de dezembro. Paranaense de Apucarana, chegou ao Grêmio com 10 anos. Foi descoberto numa peneira.
Fernando Henrique — Foi convocado pelo técnico André Jardine para as seleções sub-20. É apontado no Grêmio como um primeiro volante completo. Tem 18 anos e 1m82cm. Já fez mais de 30 jogos pelo sub-20 em 2019.
Elias — Fez 18 anos em novembro e é o grande destaque deste time. Forte e veloz, atua pelo lado direito. Dessa forma, já fez cinco gols na Copa SP. É paulista de Campinas.
Pedro Lucas — Suas jogadas no YouTube impressionaram Ronaldo Fenômeno, que o levou para um período de testes no Real Madrid. Depois disso, aos 12 anos, veio para o Grêmio. Em agosto de 2018, assinou por três anos com o Grêmio, com multa de 40 milhões de euros. Estava no grupo campeão mundial sub-17 em 2019.
Rildo — Atacante, surgiu no Rondonópolis E.C., o mesmo clube que revelou Valdivia, ex-Inter. Saiu do Mato Grosso com 13 anos, para jogar no São Paulo. Em 2017, chegou ao Grêmio. Tem contrato até 2022. Nesta terça-feira (21), completou 20 anos.
Fabricio — Centroavante, tem 19 anos e 1m86cm. É de área, típico camisa 9. Chegou do Brasil-Pel em julho, com alguns jogos da Série B no currículo. Seu empréstimo acaba no final deste mês.