O Grêmio está nas quartas de final da Copa São Paulo. Mesmo após sair perdendo, o Tricolor bateu o Atlético-MG por 4 a 1 nesta quinta-feira (16) em Mogi das Cruzes. Elias, duas vezes, Rildo e Heitor marcaram para os gremistas e Echaporã fez o único do Galo. O time de Guilherme Bossle enfrenta o Vasco em busca de uma vaga na semifinal da competição — a partida ainda não tem data definida, mas será no sábado (18) ou no domingo (19), a ser confirmado pela Federação Paulista de Futebol.
O jogo começou com superioridade da equipe mineira. Menos de dois minutos após início da partida, o goleiro gremista Adriel teve de salvar o Tricolor após cabeçada de dentro da pequena área. Dois minutos depois, o placar foi aberto por Echaporã, meia do Atlético-MG. Pedro Lucas perdeu a bola no meio-campo, e o jogador atleticano arriscou de fora da área, vencendo Adriel.
A partir dos 11, a dinâmica da partida mudou. Elias recebeu lançamento do goleiro e chutou, mas a bola carimbou a trave e saiu pela linha lateral. Na sequência, Rildo arriscou de fora da área e o goleiro Jean bateu roupa. A pressão gremista continuou. Aos 23, o Tricolor quase empatou quando Diego Rosa, de canhota, soltou uma bomba de fora da área, mas parou em bela defesa do adversário.
Aos 42, o volante gremista tentou de novo, mas desta vez a bola desviou na zaga e saiu para escanteio. Na bola parada, bate rebate na área e a bola sobrou para Elias, que superou o goleiro e empatou a partida. Menos de um minuto depois, o atacante gremista virou para o Tricolor. Rildo fez boa jogada pelo lado direito e cruzou para o camisa 7, que apenas teve o trabalho de empurrar para as redes — foi o quinto gol dele na competição.
O segundo tempo começou em um ritmo abaixo do que foi o primeiro. A primeira oportunidade de gol ocorreu apenas aos 9, quando Elias arriscou de fora da área, mas a bola passou ao lado do gol defendido por Jean. A resposta do Galo veio aos 13, mas Calebe, camisa 10 do Atlético, chutou para fora. O Grêmio ampliou aos 17, quando Fabrício fez boa jogada, mas bateu mascado. A bola sobrou para Rildo, que deslocou Jean e fez 3 a 1.
Aos 21, o Tricolor botou os dois pés nas quartas de final da Copa São Paulo. Diego Rosa cobrou escanteio do lado direito, o zagueiro Heitor subiu mais alto que todo mundo dentro da área e cabeceou para dentro do gol: 4 a 1. Dois minutos depois, o Atlético-MG tentou diminuir. Echaporã recebeu livre dentro da área gremista, mas chutou ao lado do gol defendido por Adriel. O camisa 7 do Galo tentou de novo, mas bateu por cima do gol.
Apesar da goleada e da classificação encaminhada, o Grêmio continuou pressionando o Atlético, mas parou no goleiro do Galo pelo menos mais quatro vezes.
Programe-se
Quartas de final: de 17 a 19 de janeiro.
Semifinal: entre 21 e 23 de janeiro.
Final: 25 de janeiro.