De todas as competições paralisadas por conta da pandemia do coronavírus que envolvem os clubes brasileiros, a Libertadores é a que tem a situação mais complexa para a sua retomada. Mesmo com realidades distintas entre os países da América do Sul, a Conmebol planeja a volta do torneio para o mês de setembro, se estendendo até janeiro de 2021. Caso seja possível retornar a disputa continental na data estipulada, qual equipe teria mais chances de levantar a taça? Confira abaixo a opinião de três colunistas de GaúchaZH.
"É uma situação muito desconfortável. Apontar um favorito para vencer uma competição que sequer sabemos quando retornará e em quais condições. Sequer sabemos qual será o nível de competitividade destas equipes e quais elencos terão à disposição. A Libertadores é uma enorme incógnita e defender o seu retorno nas condições atuais é uma atitude irresponsável. Com base no que vi até a parada, não tenho elementos suficientes para apontar um único favorito, afinal, a competição estava apenas no início da fase de grupos. Agora Flamengo, Grêmio, Inter, Palmeiras, River Plate e Boca Juniors são sempre fortes candidatos."
"Antes de tudo, torço para que a Libertadores possa ser retomada. Gostaria de colocar Grêmio e Inter na lista de favoritos para a conquista da competição, mas tenho que agir com a razão. O Flamengo, mesmo com a parada que não sabemos até quando vai, continua com os mesmos jogadores e segue sendo o brasileiro com mais chances para de novo alcançar o título.
Outro candidato fortíssimo é o Palmeiras, por conta do elenco forte e numeroso que tem. O Palmeiras tem um elenco pronto para enfrentar a maratona de jogos que teremos pela frente. E, por último, não poderia deixar de fora um argentino. E o mais qualificado ainda é o River Plate, pelo grupo e pelo treinador qualificado que tem. Se a Libertadores voltar, tomara que eu me engane, mas estas são as equipes mais cotadas para o título."
"Indicar quem voltará mais pronto para ganhar a Libertadores é um exercício e tanto de futurologia. Quando a bola parou na América, tínhamos apenas duas rodadas da fase de grupo, os times estava apenas se aquecendo. Por outro lado, apontar favoritos no cenário atual é uma barbada. Flamengo e River saem na frente em qualquer disputa nesta terra singrada por Simón Bolívar. O Flamengo pelo poderio econômico, pela força do seu time e pelo padrão de qualidade imposto por Jorge Jesus. O River, além de um bom time e ter boas alternativas, conta em seu banco de reservas com o melhor técnico do continente e um dos melhores do mundo. Marcelo Gallardo faz toda a diferença."