A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) trabalha com a possibilidade de retomada do Gauchão para o julho, quatro meses após a última partida disputada antes da paralisação causada pela pandemia do coronavírus. A entidade afirma que já tem pronto o protocolo para a volta do Estadual e deve se reunir com os dirigentes dos clubes participantes da competição nesta semana.
Qualquer decisão, no entanto, terá de levar em conta o modelo de distanciamento controlado proposto pelo governo do Estado, que normatiza as atividades que estão liberadas de acordo com a situação do combate à covid-19 em cada região do Rio Grande do Sul. Não está descartado a utilização de menos sedes para a realização dos confrontos que faltam. Mas caso o Gauchão possa retornar na data estipulada, qual equipe tem mais chances de levantar a taça? Confira abaixo a opinião de três colunistas de GaúchaZH.
"Pelo título do primeiro turno, o Caxias. Já está garantido na final, não perdeu nenhum titular durante a pandemia e, como já voltou a treinar, terá 45 dias de intertemporada, o que dá e sobra para competir com Grêmio e Inter. Outra questão: nos jogos do returno, manteve o padrão, sem se acomodar com a taça do turno. Se alcançar os matas pós-vírus, poderá arriscar tudo para liquidar o Gauchão agora, sem precisar a ida e volta de uma eventual finalíssima. É uma chance real."
"Como voltarão os times é algo que ninguém poderá prever. Quatro meses de parada é um Gauchão inteiro sem jogar. Para responder a uma pergunta dessas, é preciso recorrer ao que acontecia no campeonato até 15 de março, quando o coronavírus colocou o Gauchão na lona. Nesse caso, o Inter estava melhor, havia saído de um Gre-Nal fortalecido, foi quem teve mais chances de vencer e, depois, quando o jogo virou quase futebol sete, soube segurar o ímpeto do Grêmio. A Dupla, em qualquer circunstância, sempre estará alguns passos à frente dos demais no Gauchão. Uma distância que só aumentará com o fato de já estarem treinando há cinco semanas. O Caxias, o rival a ser batido a partir de agora, só nesta segunda-feira retoma os trabalhos. Por tudo isso, a Dupla chegará ainda mais robusta para o complemento do Gauchão."
"Diante desta pandemia e da paralisação do futebol pelo período de quatro meses, confesso que não consigo visualizar um favorito para a conquista do Gauchão. O Grêmio estava em uma situação boa. O Inter estava melhor no Gauchão, mas parou tudo e eu não sei qual vai ser a condição de jogo e a condição física dos jogadores. O Caxias, que foi o campeão do primeiro turno, acredito que não tenha força para levantar a taça. O campeão fica entre Grêmio e Inter, mas é difícil apontar, neste momento, um favorito entre os dois."