O estelar e internacional ataque do Inter não deverá estar à disposição de Coudet para o jogo de volta da semifinal do Gauchão. Possivelmente, só sobrou o guri. É bem provável que o Colorado tenha Lucca como centroavante para enfrentar o Juventude, segunda, 21h30min, no Beira-Rio. Ao menos esse é o panorama apresentado na reapresentação dos jogadores após a folga de dois dias. Valencia e Alario, ambos lesionados, tendem a ficar de fora. E Borré, como já se sabe, não está inscrito no Estadual.
As ausências chamam a atenção. Desconvocado da seleção equatoriana por causa das dores no pé direito, Valencia faz tratamento intensivo. A situação era tão complicada que o simples fato de ser dúvida para a partida é tratado como boa notícia no Inter.
É que, caso fosse mantida a convocação, Valencia teria de fazer uma operação especial para jogar pelo Equador nos Estados Unidos no domingo e estar em Porto Alegre na segunda-feira. Agora, ao menos, ele está no RS. Na terça, ele postou em suas redes sociais uma foto fazendo tratamento na área afetada. Tem feito trabalhos especiais para se curar, e ainda existe uma esperança de seu aproveitamento.
Alario seria o primeiro nome a se pensar para jogar caso Valencia não possa. Mas o atacante argentino, que deixou o Estádio Alfredo Jaconi mancando bastante, voltou a sentir dores no joelho. Está fazendo tratamentos específicos e está entregue ao Departamento Médico. Só depois de exames saberá se tem ou não lesão. A tendência é de que não esteja em campo na segunda-feira.
Borré já seria desfalque porque não está inscrito no Gauchão. Assim, Alan Patrick será um dos atacantes, como tem sido desde o ano passado. Coudet lhe dá liberdade principalmente na hora de recompor, evitando o desgaste. Em algumas partidas, chegou a recuá-lo para dar suporte a dois atacantes. Mas nos principais jogos da temporada (Gre-Nal, semifinal do Gauchão e dois compromissos da Copa do Brasil), optou pelo modelo do ano passado.
E é assim que Lucca deve herdar a vaga. O jovem de 20 anos ficou como único nome disponível do grupo principal. As demais escolhas seriam improvisações, como Hyoran, Wesley ou Gustavo Prado. Ou ainda promessas que apenas treinam no time principal, como o centroavante Ricardo Mathias.
Coudet já elogiou Lucca quando o centroavante fez sua melhor partida pelo Inter. Foi em fevereiro, no 2 a 0 sobre o Caxias, dois gols dele, um de bicicleta:
— Lucca vem trabalhando bem. Tem de se preparar para jogar 90 ou cinco minutos. É um garoto do clube, um jovem, e me deixa feliz.
Em 2024, Lucca soma 375 minutos distribuídos em 11 jogos. Marcou dois gols e deu uma assistência. No total, já são 43 partidas com a camisa colorada, três gols e quatro assistências. É possível que seu 11º jogo como titular seja o mais importante de sua recém-iniciada carreira. A oportunidade está passando em sua frente.
As situações dos atacantes
Valencia
Contratado após o encerramento de seu vínculo com o Fenerbahce na metade do ano passado, tem sido titular absoluto desde então. São 19 gols e quatro assistências em 39 jogos (uma média de menos de duas partidas para cada participação direta). Mas desde o Gre-Nal convive com dores no pé direito. Saiu com tantas dores diante do Juventude que foi desconvocado da seleção equatoriana.
Alario
Um dos reforços da atual temporada, Alario foi contratado por cerca de 500 mil euros (cerca de R$ 2,7 milhões). O atacante argentino vinha de um longo tempo parado, recuperando-se de lesão. Conseguiu voltar aos gramados em 2024, entrou em campo em 13 partidas, somando 560 minutos e marcou três gols. Seria o substituto natural, mas um tratamento no joelho deve lhe tirar do confronto.
Lucca
Natural de Fortaleza, o centroavante está no Inter desde a categoria sub-17. Aos 20 anos (completa 21 em 2 de abril), o jogador de 1m80cm tem a chance de sua carreira. Por essas circunstâncias do futebol, deve ser titular da equipe contra o Juventude no jogo de volta da semifinal. Seu melhor momento do ano foi, curiosamente, contra uma equipe de Caxias do Sul: marcou os dois gols da vitória sobre o Caxias.
Borré
Maior contratação de 2024, Borré tinha um acordo para chegar ao Inter no meio do ano, quando terminava seu empréstimo no Werder Bremen (seu vínculo era com o Eintracht Frankfurt). Com a situação definida no Campeonato Alemão, pôde antecipar a vinda ao Brasil. Mas não a tempo de ser inscrito no Gauchão. Só pode atuar por Copa Sul-Americana e Copa do Brasil, por enquanto.
Alan Patrick
Meia que condiz com a camisa 10 que usa, tem sido usado, desde o ano passado, como segundo atacante. Principalmente sem a bola. Alan Patrick tem liberdade de ficar na última linha de marcação. Junta-se ao centroavante com frequência, apesar de render e participar muito na criação. O capitão continuará jogando mais adiantado contra o Juventude. Tem três gols e quatro assistências em 2024.