Após o Flamengo travar o negócio por Thiago Maia, o Inter busca outros volantes no mercado. Um dos nomes avaliados é o do volante Wendel, 26 anos, do Zenit-RUS, que foi revelado pelo Fluminense. Contudo, a negociação é considerada difícil pela concorrência com o Botafogo e pela resistência dos russos em liberar o atleta de forma imediata.
Conforme apurado por GZH, o Inter procurou o estafe de Wendel no início do ano. O atleta deseja voltar ao Brasil para ficar perto da família e, conseguiu convencer o Zenit a liberá-lo por empréstimo de um ano aos colorados. Porém, como os valores são altos, os colorados preferiram investir em Thiago Maia, que seria uma negociação definitiva.
Com isso, o ex-meio-campista do Fluminense ficou como uma alternativa caso o negócio com o meio-campista do Flamengo não prosperasse.
Na sequência, duas reviravoltas atrapalharam os planos colorados. A primeira foi a resistência do Flamengo em liberar Thiago Maia. Após sinalizar que o alvo colorado estava fora dos planos do técnico Tite e deixá-lo de fora da pré-temporada do clube, nos Estados Unidos, o Rubro-Negro pediu 5 milhões de euros ao Inter pelo meio-campista, quantia considerada proibitiva no Beira-Rio. Além disso, o clube do Ninho do Urubu decidiu utilizar o volante no Campeonato Carioca.
Assim, o clube gaúcho decidiu buscar outros nomes e avaliou nova investida em Wendel. Contudo, a situação do meio-campista na Rússia também passou por uma reviravolta.
Após o Zenit concordar em ceder Wendel por empréstimo, o técnico da equipe, Sergey Semak, pediu para o clube voltar atrás e teve seu pedido atendido, pois considera o atleta imprescindível para a equipe titular. No cenário atual, uma liberação do volante só seria viável em junho, quando os russos poderão contratar um novo jogador para a posição.
Além disso, a entrada do Botafogo no negócio torna ainda mais difícil uma investida do Inter em Wendel. Também interessado no atleta, o dono do clube carioca, John Textor, fala diretamente com o presidente do Zenit, Alexsander Medvedev, no intuito de convencê-lo a liberar o meio-campista para o time do técnico Tiago Nunes. Por isso, Wendel é hoje considerado um nome difícil no Beira-Rio, embora siga no radar colorado.
Lançado pelo técnico Abel Braga no Fluminense em 2017, Wendel teve ascensão meteórica no clube carioca e, no início de 2018, foi negociado ao Sporting-POR. Em 2020, o meio-campista foi contratado pelo Zenit, clube pelo qual conquistou três vezes o Campeonato Russo.
A direção colorada segue vasculhando o mercado e não descarta nem mesmo o próprio Thiago Maia, desde que o Flamengo decida baixar a pedida pelo volante. O clube busca ainda a contratação de mais um goleiro, um zagueiro e um lateral-esquerdo.