O bom momento do Werder Bremen é o principal aliado do Inter para antecipar a chegada do atacante Rafael Borré. Após conquistar duas vitórias seguidas na Bundesliga, o time alemão ficou muito perto de escapar virtualmente do rebaixamento, o que aumentaria de forma significativa as chances de o colombiano ser liberado para se apresentar no Beira-Rio ainda no primeiro semestre.
Após vencer o Bayern de Munique e o Freiburg nas duas últimas rodadas, o Werder Bremen chegou aos 23 pontos, alcançando a nona colocação do Campeonato Alemão e abrindo 11 pontos de distância da zona de rebaixamento. Além disso, a equipe do norte alemão enfrenta nas próximas quatro rodadas os três times que hoje cairiam para a segunda divisão: Mainz, Colônia e Darmstadt.
Essa sequência de jogos ocorrerá entre o próximo sábado (3) e o dia 24 de fevereiro, 12 dias antes do fechamento da janela de transferências de verão no Brasil. Se os resultados forem bons contra estes adversários diretos, o time de Rafael Borré estará virtualmente livre do descenso, seu principal objetivo na temporada e, neste cenário, teria poucas pretensões na Bundesliga entre março e maio.
Soma-se a isso o fato de Borré ter virado reserva no Werder Bremen desde que foi anunciado oficialmente como reforço do Inter, em uma espécie de punição velada ao colombiano por ter permitido a publicação de fotos vestindo a camisa colorada no seu anúncio oficial pelo clube gaúcho. Com isso, o técnico Ole Werner vem formando o ataque com os garotos alemães Justin Njinmah, 23 anos, e Nick Woltemade, 21 anos, que estão dando conta do recado.
A outra chance de uma liberação antecipada para o Inter seria o Werder Bremen conseguir contratar um substituto para Rafael Borré. Contudo, o clube alemão vem tendo dificuldades para encontrar outro atacante no mercado. O prazo para inscrição de novos jogadores ainda nesta temporada alemã expira na quinta (1) e, segundo a imprensa local, não há informações sobre nenhuma negociação em andamento.
O Inter comprou os direitos federativos de Rafael Borré do Eintracht Frankfurt-ALE no dia 17 de janeiro, por 6,2 milhões de euros (R$ 33 milhões). Porém, como o atacante está emprestado ao Werder Bremen-ALE até 30 de junho, o Colorado precisa chegar a um acordo com o clube do norte alemão para antecipar a chegada do colombiano ao Beira-Rio.
As negociações não são simples. Após o acordo com o Eintracht Frankfurt, a direção colorada tentou em diversos momentos um acordo com o Werder Bremen. Contudo os dirigentes alemães alegam que contam com o jogador até o fim do contrato e se negam a abrir uma negociação. No entanto, há a expectativa de que, se o time escapar do rebaixamento, o cenário seja mais propício para uma liberação.
O prazo para a direção colorada inscrever Rafael Borré ainda no primeiro semestre, para o início do Brasileirão e para as fases iniciais da Copa do Brasil, é 7 de março, quando expira a janela de transferências de verão no Brasil. Já o prazo para a inscrição no Gauchão é 16 de fevereiro.
Caso não haja acordo com o Werder Bremen, o colombiano só poderá atuar com a camisa colorada a partir de 10 de julho, quando será aberta a janela brasileira de inverno.