A primeira semana de pré-temporada do Inter terminou com um treinamento na manhã deste sábado (13). Ainda sem contar com o técnico Eduardo Coudet, que retornou de carro de Buenos Aires para Porto Alegre, o trabalho mais uma vez foi comandado pelos auxiliares da comissão técnica. Mas o treinador esteve durante todos os dias em permanente contato com seus auxiliares. Coudet vai retornar com suas atividades no campo a partir desta segunda-feira (15). O domingo será de folga para os atletas.
A semana colorada foi agitada. Em meio a treinamentos no CT Colorado, os dirigentes apresentaram quatro reforços: o zagueiro Robert Renan, o meio-campista Hyoran, o goleiro Ivan e o atacante Lucas Alario. Todos devidamente apresentados e já integrados aos trabalhos de campo.
O clube também confirmou uma saída importante. O zagueiro Nico Hernández foi contratado pelo San Lorenzo, da Argentina. Esse movimento foi importante devido ao número de estrangeiros no atual elenco. Mesmo com a saída de Nico, o grupo ainda conta com um número oito jogadores nascidos fora do Brasil: Rochet, Bustos, Mercado, Aránguiz, De Pena, Hugo Mallo, Valencia e Lucas Alario.
Este número pode chegar a nove, caso o presidente Alessandro Barcellos consiga a liberação imediata de Rafael Borré. A comitiva colorada na Alemanha vai negociar com o Werder Bremem a quebra antecipada de contrato do atacante com o clube alemão. Caso não consiga para este momento, Rafael Borré vai desembarcar em julho no estádio Beira-Rio.
Quem também teve sua saída confirmada foi o preparador físico Flavio de Oliveira. A não renovação de contrato com o Inter aconteceu por motivos particulares. O profissional pretende ficar mais próximo da família, em São Paulo.
A semana também contou com uma negociação frustrada. O volante Fernando, 36 anos, retornou ao Brasil após defender o Sevilla, da Espanha, nas últimas temporadas. O jogador tinha um acordo para ser reforço do Inter, mas uma tragédia familiar obrigou o atleta a mudar os planos e acertar com o clube que o lançou para o futebol. Fernando foi contratado pelo Vila Nova, de Goiás.
A procura por reforços ainda prossegue. Também na Europa, o presidente do Inter poderá realizar outros movimentos na busca por atletas. A contratação de um zagueiro não está descartada. Com a saída de Nico Hernández, e com Vitão e Robert Renan podendo sair na metade do ano, o Inter analisa nomes no mercado. O brasileiro André Ramalho, 31 anos, do PSV, é uma negociação que poderá acontecer. O zagueiro tem contrato até junho com o clube holandês.