A primeira semana de treinamentos da pré-temporada do Inter ainda não contou com o técnico Eduardo Coudet. Por um acordo com a diretoria no momento da assinatura de sua renovação, o argentino foi liberado dos primeiros dias de atividades. Mesmo distante, o treinador participou do planejamento dos trabalhos realizados no CT Parque Gigante e tem conversas diárias com sua comissão técnica. Chacho é esperado em Porto Alegre na tarde deste sábado (13).
Coudet se ausentou nesses primeiros dias de treinos para resolver questões pessoais na Argentina. Sua participação até agora ocorreu de forma online. Não apenas no contato com a comissão técnica, mas o argentino também participou de reuniões com departamentos de análise, de logística e com a diretoria, que busca completar o grupo com mais reforços para o início do Gauchão. A reportagem de ZH ouviu que Coudet entrou em contato até com os responsáveis pelos gramados do CT e do Beira-Rio.
Diferentemente do ano passado, quando a realização da Copa do Mundo, entre novembro e dezembro de 2022, possibilitou aos clubes uma longa preparação, de aproximadamente 30 dias em média, em 2024 o calendário brasileiro voltou a ficar apertado. Com apenas duas semanas entre a apresentação dos jogadores e a estreia no Gauchão, o Inter dividiu sua pré-temporada em dois módulos.
No primeiro, iniciado na segunda-feira e com término previsto para este sábado, foram priorizados trabalhos físicos e aeróbicos com a introdução de treinos técnicos ao longo da semana. A bola está presente em todas as atividades. Os treinamentos aconteceram em quatro dias com turnos duplos e dois com apenas um turno.
O Inter treina na manhã deste sábado ainda sem a presença de Coudet, que desembarca à tarde. O domingo será de folga e na segunda-feira tem início o segundo ciclo de treinos, já com a presença de Chacho. Nesta segunda etapa, serão mantidos os trabalhos físicos, com aspectos mais técnicos e a entrada de treinamentos táticos visando à estreia do Gauchão diante do Avenida, em 21 de janeiro, um domingo, no Beira-Rio.
A ideia é iniciar o Estadual com time titular. O Inter entende que não terá prejuízos na sua preparação por não ter contado com Coudet presencialmente até agora. Na ausência do treinador, os protagonistas nos trabalhos foram o auxiliar Lucho González, que já teve passagem como técnico do time principal do Ceará, e pelo preparador físico Octavio Manera, velho companheiro de Chacho e que esteve com o treinador em sua primeira passagem pelo Beira-Rio, em 2020.
Ainda que seja um auxiliar, Lucho González costuma ser bastante ativo nos treinamentos mesmo com Coudet presente. Além do ex-jogador da seleção argentina e de Manera, a comissão técnica conta com os auxiliares da preparação física Guido Cretari e João Goulart. Leonardo Martins comanda a preparação de goleiros.
Para a estreia do Gauchão, o Inter terá três desfalques no time considerado titular. O zagueiro Gabriel Mercado e meia Alan Patrick têm suspensões a cumprir pela briga após a eliminação para o Caxias no Gauchão do ano passado. Mauricio está com a seleção sub-23. Novo reforço apresentado na sexta-feira, Lucas Alario não disputa uma partida oficial desde abril, mas garantiu estar em condições para estrear contra o Avenida.
— Não estou lesionado. O técnico vai decidir quem pode jogar ou não. Eu estou me colocando na melhor forma. Fisicamente estou bem. É aproveitar os treinos até o dia do jogo para seguir melhorando na parte física e depois o treinador decidir quem vai jogar. Me sinto em ótimas condições — garantiu.
Além de Alario, foram anunciados como reforços o goleiro Ivan, o zagueiro Robert Renan e o meia Hyoran. O Inter tem uma comitiva na Alemanha para tentar a liberação do atacante colombiano Rafael Borré, que já chegou a acordo para vestir a camisa colorada nesta temporada.