O Inter está muito perto de anunciar a contratação do atacante Rafael Borré. Os enviados colorados à Alemanha já têm tudo acertado com o jogador e com o Eintracht Frankfurt-ALE e planejam concluir os trâmites finais das tratativas até o fim de semana. Pelo acordo atual, contudo, o jogador chegaria ao Beira-Rio apenas em julho. O desafio da direção colorada agora é convencer o Werder Bremen-ALE a liberar o colombiano imediatamente.
O acordo existente hoje envolve apenas Inter, Borré e o Eintracht Frankfurt-ALE, dono do vínculo do jogador. O Werder Bremen-ALE, porén, onde o atacante atua por empréstimo até junho, exige uma compensação financeira para se desfazer do atleta agora.
A direção colorada tem representantes na Alemanha conduzindo as negociações diretamente com o Eintracht. Desde a última sexta (5), estão em Frankfurt o gerente de mercado Deive Bandeira e o gerente jurídico Felipe Dallegrave. Nesta quarta (11), a comitiva foi reforçada pelo presidente Alessandro Barcellos, que lidera a última rodada das tratativas.
Como já há acerto com o Eintracht Frankfurt, não há mais obstáculos de ordem não burocrática para que o Inter anuncie Rafael Borré, com o atacante desembarcando em Porto Alegre no dia de 1º julho, após o término do empréstimo com o Werder Bremen.
O diretor-esportivo do Werder, o ex-jogador Frank Baumann, confirma a proposta do Inter, mas afirma não ter interesse em liberar o atleta antes do fim do empréstimo. O dirigente diz ainda desconhecer a presença da comitiva colorada em território alemão.
— Não sabemos nada sobre isso. Sabemos que o Rafael tem uma proposta do Brasil, seu agente nos comunicou, mas a situação é que não queremos deixá-lo ir. Presumo que Rafa jogará conosco até o verão (metade do ano). É claro que nunca se pode descartar nada no futebol, mas para que as coisas acontecessem de forma diferente, muita coisa teria de ocorrer. E penso que isso é extremamente improvável neste momento — afirmou o dirigente alemão.
As negociações do Inter ocorrem com o Eintracht Frankfurt-ALE, que só pode negociar a cessão de Borré a partir de julho. Pelos trâmites do negócio, para que o colombiano seja liberado de forma imediata, o Eintracht e o próprio atleta teriam de negociar com o Werder Bremen a rescisão do contrato de empréstimo.
Embora o anúncio de Borré esteja próximo, ainda não há uma perspectiva de quando o Inter conseguiria garantir a chegada do atleta. Além de exigir uma compensação financeira, o Werder Bremen quer um tempo para adquirir um novo centroavante para o lugar do alvo colorado.
— Precisaríamos pelo menos de uma reposição de igual qualidade esportiva, o que não é tão fácil no inverno (europeu). Rafa se comporta de forma absolutamente profissional. e mostra compreensão pela nossa situação. Até agora não há nada que indique que seus pensamentos estejam em outro lugar. Conforme planejado, ele estará em nossa equipe contra o Bochum (dia 14 de janeiro, na retomada do Campeonato Alemão) — completou Baumann.
Este entrave não deve retardar o anúncio oficial. Tão logo tenha assinado um pré-contrato com Rafael Borré, o Inter já terá condições de comunicar oficialmente a conclusão das tratativas com o jogador. A partir daí, a missão será colocar o colombiano o quanto antes à disposição do técnico Eduardo Coudet.
O prazo para o Inter inscrever Borré no Gauchão e nas primeiras rodadas do Brasileirão e da Copa do Brasil é 7 de março, quando expira a janela de transferências brasileiras de verão. Caso não haja acordo até esta data, o atleta só poderia ser inscrito a partir de 10 de julho, quando abre a janela de inverno.