Rafael Santos Borré será jogador do Inter. Agora, de forma oficial, o clube gaúcho anunciou no final da manhã desta quarta-feira a contratação do colombiano. Há, no entanto, dúvida de quando o atacante irá se apresentar no Beira-Rio. No comunicado colorado sobre o negócio, o prazo para a chegada do novo reforço ainda não está definido. De forma oficial, a transferência tem a data de 10 de julho como limite para ser concretizada.
O acordo com Rafael Borré e Eintracht Frankfurt já estava alinhavado desde o final de dezembro. O Inter adquiriu 80% dos direitos econômicos do atleta, que assinou contrato até dezembro de 2028. Os valores não são confirmados oficialmente, mas a reportagem de GZH apurou que o Colorado desembolsará cerca de 5,5 milhões de euros para ficar com o atacante de 28 anos.
— Olá, torcida colorada! Estou muito feliz de vestir esta camiseta. Desejo um bom ano para todos e espero que estejam muito bem— disse Borré em curto vídeo divulgado pelo Inter já vestindo a camisa colorada.
O que impede que Rafael Borré chegue ao Beira-Rio imediatamente é o contrato de empréstimo que ele tem com o Werder Bremen até o final de junho. Inicialmente, o Inter respeitou um pedido do jogador para não conversar com o clube alemão antes da partida contra o Bochum, realizado no último domingo, confronto decisivo na disputa contra o rebaixamento no Campeonato Alemão. Nesta semana, o Colorado buscou, via intermediário, um acordo com o Bremen para a liberação antecipada do Borré, mas não teve sucesso. Na quarta-feira, após o anúncio da contratação do colombiano, o clube alemão se manifestou contrariado com a decisão dos gaúchos.
— Está tudo bem que o Eintracht Frankfurt e o Inter tenham chegado a um acordo, mas estamos muito irritados porque o Rafael já foi fotografado com a camisa de outro clube. Ele ainda tem contrato conosco até o verão (europeu). Não temos interesse em liberá-lo agora. Pretendemos contar com ele na segunda metade da temporada — disse o diretor de futebol do clube alemão, Clemens Fritz, em entrevista ao site DeichStube, especializado em notícias do Werder Bremen.
Esse desgaste entre Werder Bremen e Borré, com a formalização do acordo, pode ter efeito positivo para o Inter. O objetivo colorado é ainda conseguir adiantar a chegada de Borré para este começo de temporada. Nesse caso, o Colorado tem como prazo final para inscrição no Gauchão a 9ª rodada, que será realizada entre 16 e 19 de fevereiro.
A janela para contratações do futebol brasileiro vai até 7 de março. Se um jogador for contratado após 19 de fevereiro e antes de 7 de março, ficará fora do Estadual, mas estará disponível para Copa Sul-Americana, Copa do Brasil e arrancada do Brasileirão, que começa em abril.
Se o Inter não conseguir um acordo com o Werder Bremen e Borré se apresentar apenas em 10 de julho, o novo reforço colorado perderá, além do Gauchão, as disputas das três primeiras etapas da Copa do Brasil, toda a fase de grupos da Sul-Americana e ainda 18 rodadas do Brasileirão. Como é habitualmente convocado para defender a Colômbia, existe a possibilidade dele se apresentar apenas após 14 de julho, data da final da Copa América.
No ano passado, o Colorado viveu situação com Aránguiz, que assinou um pré-contrato com o Inter com validade para julho com ele ainda tendo contrato com o Bayer Leverkusen. O Inter conseguiu posteriormente antecipar a chegada do chileno. A situação naquele momento, porém, era diferente porque Aránguiz estava sem atuar no seu clube por lesão. Borré é titular do Werder Bremen.
Confira as datas limites das janelas de transferências:
- Primeira janela: 11 de janeiro a 7 de março
- Segunda janela: 10 de julho a 2 de setembro
Se Borré chegar apenas em 10 de julho
- Perderá todo o Gauchão
- Perderá toda a fase de grupos da Sul-Americana
- Perderá 18 rodadas do Brasileirão
- Perderá as três primeiras fases da Copa do Brasil