O anúncio realizado na manhã desta quarta-feira (17) confirmou a informação repercutida nos últimas dias: Rafael Borré jogará no Inter, mas falta definir se ainda neste primeiro semestre ou a partir de julho. Porém, a estratégia da diretoria é repetir o que foi feito com Aránguiz, antecipando a chegada do jogador ao Beira-Rio.
Na nota divulgada pelo clube, diz que a "transferência do atleta ocorrerá até a data limite de 10/07/2024", em referência ao período de abertura da segunda janela de transferências no Brasil. Isso porque o acerto de compra se deu com o Eintracht Frankfurt, dono dos direitos econômicos, mas segue o impasse com o Werder Bremen, para quem o colombiano está emprestado até o fim de junho.
Sem um acordo com o time do norte da Alemanha, que exige uma compensação financeira, o atacante precisará cumprir o vínculo até o final, o que lhe faria perder o prazo de inscrição na primeira janela que se estende até o dia 7 de março. O Frankfurt, por sua vez, comunicou que a transferência se dará "o mais tardar no verão". O verão na Europa inicia, justamente, em junho.
No ano passado, o Inter viveu uma situação semelhante com Aránguiz. No dia 19 de fevereiro, após viagem do presidente Alessandro Barcellos à Alemanha, o clube divulgou a assinatura de um pré-contrato com o chileno, que estava vinculado ao Bayer Leverkusen até a metade do ano. Entretanto, no início de abril, comunicou a antecipação da chegada do volante, que só viria a estrear em julho.
A maior diferença está na condição física dos jogadores e na utilização deles na Alemanha. Quando acertou com o Inter, Aránguiz estava sem atuar havia quase cinco meses por conta de uma lesão muscular na panturrilha. Depois disso, ele seguiu sem entrar em campo pelo Leverkusen, até conseguir antecipar sua saída. Borré, por sua vez, tem sido escalado regularmente, tendo inclusive atuado no último fim de semana, no empate com o Bochum. O próximo jogo do Bremen, que ocupa o 13º lugar e figura a cinco pontos da zona de rebaixamento, é no domingo (21), contra o vice-líder Bayern de Munique fora de casa.
O Colorado assinou um contato até dezembro de 2028 com o colombiano, tendo comprado 80% dos direitos econômicos. O valor da negociação não foi divulgado pelo clube, mas o jornal Bild, da Alemanha, noticia que serão desembolsados 6 milhões de euros (mais de R$ 32 milhões).
Confira as datas limites das janelas de transferências:
- Primeira janela: 11 de janeiro a 7 de março
- Segunda janela: 10 de julho a 2 de setembro