Eduardo Coudet teve confirmada, nesta terça-feira (16), mais uma baixa para a largada do Inter no Gauchão. Com dores na região torácica, Sergio Rochet foi retirado dos treinamentos e está fora do jogo contra o Avenida no domingo (21), no Beira-Rio. A lesão do titular abre a possibilidade para a estreia de Ivan. O goleiro, de 26 anos e 1m96cm, foi buscado no Corinthians já como uma medida preventiva da diretoria contando com as convocações de Rochet e terá, logo na arrancada da temporada, a oportunidade para mostrar que pode ser o substituto do uruguaio.
Formado pela Ponte Preta, Ivan surgiu como um dos principais nomes da posição no futebol brasileiro. Logo em sua estreia como titular, ele defendeu um pênalti em uma vitória sobre o Corinthians no Paulistão de 2018. Aquela atuação no Pacaembu foi o pontapé para a construção de um novo ídolo para o clube de Campinas.
Ivan disputou 163 jogos com a camisa da Ponte Preta. O nível de suas atuações foi tão destacado que, em 2019, foi convocado por Tite para a Seleção Brasileira quando tinha apenas 22 anos. Ivan não chegou a jogar com a camisa verde e amarela, mas seguiu sua trajetória em Campinas até ser contratado pelo Corinthians, no começo de 2022.
— Ivan já ficou bem visto pela torcida logo no primeiro jogo e seguiu crescendo. Fez milagres em muitos jogos, com defesas monumentais, e acabou sendo convocado pelo Tite. Fazia muito tempo que a Ponte não tinha um jogador convocado para a Seleção, o que fez ele cair de vez nas graças da torcida — destaca João Lucas Dionisio, do site THMais, de Campinas.
O jornalista completa:
— A saída dele causou grande impacto. Se imaginava que fosse sair direto para a Europa, mas acabou indo para o Corinthians. Não jogou lá, nem no Zenit e depois no Vasco. Até gera uma tristeza na torcida que a carreira dele ainda não tenha se tornado o que era esperado. Ele é um dos principais nomes da Ponte nos últimos anos, é considerado um ídolo do clube.
De fato, a carreira Ivan não seguiu o caminho esperado. No Corinthians, ficou na reserva de Cássio e acabou sendo superado pelo ex-colorado Carlos Miguel na hierarquia dos goleiros. Teve passagens por empréstimo pelo Zenit, da Rússia, e Vasco, também sem ganhar sequência.
Em duas temporadas, desde que saiu da Ponte Preta, Ivan disputou apenas 10 partidas. No ano passado, começou o Campeonato Carioca como titular do Vasco, mas acabou perdendo a posição com a chegada de Léo Jardim. No total, fez apenas três jogos pelo Cruzmaltino.
— O Vasco fez um movimento no mercado para contar com dois goleiros com status de titular. O Ivan chegou primeiro com contrato por empréstimo com cláusula de obrigação de compra caso atingisse a meta de jogos estipulada, e o Léo Jardim teve os direitos adquiridos. Quando o Léo chegou, o Vasco entendeu que ele deveria ser o titular para não precisar exercer a obrigação de compra do Ivan do Corinthians — conta Emanuelle Ribeiro, setorista do Vasco no Portal GE.com.
Segundo a repórter, Ivan até se destacou nos treinos, mas não teve mais chances:
— Houve uma promessa no início de que haveria um rodízio, mas o Léo Jardim acabou assumindo de vez a titularidade e foi o atleta que mais jogou na temporada, sendo titular nas 38 rodadas do Brasileirão. A informação que tínhamos no dia a dia, porém, era de que o Ivan treinava bem e que poderia jogar a qualquer momento.
Apesar dessa situação, Ivan seguiu bem visto no mercado. O Inter disputou com o América-MG a sua contratação e acabou levando a melhor na busca por um goleiro para suprir as ausências de Rochet. Apenas por conta da Copa América, o uruguaio deve ficar nove rodadas do Brasileirão fora da equipe.
Perto de completar 27 anos (faz aniversário em 7 de fevereiro), Ivan afirmou em sua entrevista de apresentação que está preparado para aproveitar a oportunidade no Inter.
— Depois da minha saída da Ponte para o Corinthians, me via muito jovem. Estou mais maduro, só tenho a somar. A conversa foi bem objetiva e simples, o Magrão demonstrou o projeto. Se tratando de Inter, da grandeza, da história, o Time do Povo, queria que concluísse logo (a negociação) — disse o goleiro ao explicar a opção pelo Colorado, mesmo que, inicialmente, para ser reserva, em vez do América-MG, onde seria titular.
Rochet ainda será reavaliado, mas dificilmente terá condições de atuar também na 2ª rodada, diante do São Luiz, em Ijuí. Ou seja, Ivan terá a oportunidade de sequência no time neste início de Estadual.
Ivan na carreira
Ponte Preta
- 163 jogos
Corinthians
- 3 jogos
Zenit
- 4 jogos
Vasco
- 3 jogos