Agora é tudo mata-mata na vida das Gurias Coloradas. A partir da próxima segunda-feira (15), elas começam a decidir uma vaga na semifinal do Brasileirão Feminino com o Flamengo, às 20h, no estádio Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro. Como terminaram a fase inicial na terceira posição, elas jogarão a segunda partida em casa. O duelo está marcado para a outra segunda-feira (22), às 15h, no Beira-Rio.
O time comandado por Maurício Salgado chega para o embate com a terceira melhor campanha entre 16 times. Foram 33 pontos conquistados em 45 disputados, representados por 10 vitórias, três empates e apenas duas derrotas. Além de 13 gols sofridos e 27 marcados.
GZH detalha a campanha das Gurias Coloradas. Confira abaixo.
Segunda melhor defesa
Em 15 confrontos, as Gurias Coloradas sofreram apenas 13 gols. A defesa só não é menos vazada que a do Corinthians — que teve as redes balançadas em 12 oportunidades.
Foram, ao todo, cinco partidas sem sofrer gols nesta primeira fase: Esmac-PA (1ª rodada), São Paulo (3ª rodada), Bragantino (5ª rodada), Atlético-MG (6ª rodada) e Palmeiras (8ª rodada). Em todas essas oportunidades, as Gurias Coloradas saíram de campo com os três pontos:
Quinto melhor ataque
Apenas quatro equipes marcaram mais gols do que o Inter nesta primeira fase: Palmeiras (45 gols), Corinthians e Santos (33), e São Paulo (30). As Gurias Coloradas conseguiram balançar as redes em 27 oportunidades — média de 1,8 gols por jogo.
Apenas em uma oportunidade, o time de Maurício Salgado saiu de campo sem marcar: a derrota por 2 a 0 para a Ferroviária, pela quarta rodada. Por outro lado, a maior goleada foi o 4 a 0 sobre a Esmac-PA, na segunda partida da competição nacional.
A artilharia
Ao longo das 15 rodadas, 12 gurias marcaram gols pelo time colorado. Entre elas, a artilheira é a atacante Millene Fernandes, que atuou como titular em todos os confrontos e balançou as redes em sete oportunidades. Depois dela, aparecem Lelê e Duda Sampaio, ambas com quatro.
- Millene Fernandes: 7 gols
- Duda Sampaio: 4 gols
- Lelê: 4 gols
- Bia Gomes: 2 gols
- Isabela: 2 gols
- Sorriso: 2 gols
A líder de assistências (do campeonato)
Quando o assunto é servir às colegas, o Inter tem a especialista da competição: a meia Duda Sampaio. Ninguém deu mais assistência do que ela neste Brasileirão Feminino. São nove passes para gols em 15 rodadas.
- Duda Sampaio: 9 assistências
- Fabi Simões: 2 assistências
Além disso, a camisa 10 também é uma das maiores assistentes da história do Brasileirão Feminino. As duas últimas temporadas, que são as únicas em que há registro, contabilizam oito passes para gols para Duda Santos (2018) e Bia Zaneratto (2019).
Quem mais jogou
No decorrer da competição, o técnico Maurício Salgado proporcionou que 25 gurias jogassem. Entre todas elas, as únicas que foram titulares em todos os 15 jogos foram as atacantes Lelê e Millene Fernandes.
Além delas, a meio-campista Maiara também disputou todas as primeiras partidas. No entanto, iniciou uma delas no banco de reservas: o empate em 1 a 1 com o Flamengo, quando ingressou no intervalo para substituir a zagueira Isa Haas.
O time colorado também promoveu a estreia de sete gurias da base na competição nacional: as goleiras Gabi Barbieri e Mari Zanella, a lateral Carol Gil, e as atacantes Bia Gomes, Kamile Loirão, Priscila e Tamara Bolt:
- Bia Gomes: 10 jogos | 2 gols
- Carol Gil: 1 jogo
- Gabi Barbieri: 6 jogos
- Kamile Loirão: 1 jogo
- Mari Zanella: 1 jogo
- Priscila: 9 jogos | 1 gol
- Tamara Bolt: 9 jogos | 1 assistência