Adversário do Inter na Copa Sul-Americana, o Colo-Colo entrou em campo na noite desta sexta-feira (1º) para uma partida movimentada com o Everton de Viña del Mar, pela 16ª rodada do Campeonato Chileno. O time da capital chilena segurou o empate fora de casa com dois homens a menos já que o volante Esteban Pavez e o lateral Jeyson Rojas foram expulsos. O placar final foi de 1 a 1.
Enquanto o Inter usará apenas reservas contra o Ceará, neste sábado, pelo Brasileirão, a estratégia do Colo-Colo foi de mesclar titulares nesta sexta-feira. Cinco jogadores que atuaram contra o Colorado, na ida das oitavas de final da Sul-Americana, iniciaram a partida desta noite. Um outro titular presente foi o lateral-direito Rojas, que não enfrentou os gaúchos no meio da semana porque tinha uma suspensão para cumprir em razão de uma expulsão no confronto com o Fortaleza, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores.
O Colo-Colo começou melhor o jogo e pressionava até que levou o gol em uma jogada que começou com um balão do goleiro do Everton. O atacante Matías Campos López foi mais rápido que a defesa do Cacique e ficou com a bola para marcar um belo gol de cobertura, aos 11 minutos. Aos 24, o volante Pavez foi expulso por uma agressão flagrada pelo VAR deixando o adversário colorado com um homem a menos.
Mesmo com 10, o Colo-Colo chegou ao empate com o capitão Gabriel Suazo, que converteu pênalti marcado com auxílio do VAR ainda antes do intervalo.
O Colo-Colo voltou para o segundo tempo com uma postura ofensiva apesar de ter um 10 homens, mas acabou tendo outro expulso aos 31. O lateral Rojas matou um contra-ataque e levou o vermelho. Com nove contra 11, o Colo-Colo apenas se defendeu da pressão do Everton para manter o empate, que lhe deixa como líder isolado do Campeonato Chileno. O clube, porém, pode deixar a primeira posição se o Unión Española bater Palestino neste sábado (2).
Depois da vitória de 2 a 0 sobre o Inter, em Santiago, o Colo-Colo vem ao Beira-Rio na terça-feira (5) podendo perder por até um gol de diferença para avançar às quartas de final da Sul-Americana. Para passar no tempo normal, o Colorado precisará de um triunfo por, pelo menos, três gols de diferença.
O Colo-Colo não poderá contar em Porto Alegre com o volante César Fuentes, que sofreu uma lesão muscular na ida contra o Inter. Seu substituto deverá ser Vicente Pizarro, de 19 anos, que atuou os 90 minutos no empate com o Everton nesta sexta.
Os outros titulares que jogaram nesta noite foram o goleiro Cortés, o lateral-esquerdo Suazo, o volante Pavez, o meia Gil e o centroavante Lucero. O atacante Pablo Solari entrou no segundo tempo. A partida também marcou a estreia do argentino Bouzat, contratado do Vélez e que havia ficado no banco contra o Inter na terça-feira.