Está tudo pronto para a estreia das Gurias Coloradas no Brasileirão Feminino sub-17. A equipe do técnico David da Silva enfrentará o Cresspom-DF, nesta quarta-feira (13), a partir das 16h. O jogo será realizado no estádio municipal de Santana de Parnaíba, no interior de São Paulo.
Será a primeira vez que a CBF promoverá a realização da competição nesta categoria. Até o ano passado, a entidade fazia apenas campeonatos femininos sub-16 e sub-18. Que, a partir desta temporada, serão substituídas, respectivamente, por sub-17 e sub-20.
O Brasileirão Feminino sub-16 foi realizado em três temporadas: 2019, 2020 e 2021. O Inter disputou a competição nas três ocasiões e, apenas na primeira, não conquistou a classificação à segunda fase. Depois, em 2020, faturou o título. E, na última temporada, ficou com o vice. Agora, a busca é pelo troféu inédito na estreia da categoria sub-17.
— As expectativas para este campeonato são muito boas. Nós temos uma equipe tecnicamente muito boa, com várias meninas que, para a categoria, fazem a diferença. Conseguimos ter um bom tempo de trabalho e fazer uma preparação muito boa. Estamos indo com a melhor das intenções — complementa o técnico David Silva, falando sobre o pensamento para a disputa do campeonato nacional:
— Nós combinamos com as meninas que a parte mais importante seria essa primeira fase, jogar cada partida como se fosse uma final, pensar primeiro no Cresspom-DF, depois no São José e após no Gre-Nal. Não adianta nada pensar só no clássico e não conseguir fazer uma boa pontuação contra as outras duas equipes. Então, essa será a forma que trabalharemos: passa a passo, jogo a jogo, para depois chegar na semifinal e na final.
O grupo colorado viajou para São Paulo na última terça-feira (12). Serão 19 jogadoras à disposição do treinador David da Silva. Entre elas, destaque para a zagueira Guta e para a meio-campista Gabi Berchon que foram campeãs do Sul-Americano pela Seleção Brasileira em março deste ano. A goleira Bianca Bik, que em 2021 defendeu o Grêmio no Brasileirão sub-16, transferiu-se para o Inter e também integra a delegação.
— Eu acredito que todo clube do Brasil gostaria de ter em sua categoria de base atletas como a Guta e a Gabi Berchon. São meninas que eu conheço desde 2019. Elas começaram a jogar na base do Inter comigo. Então, esse será o quarto ano de trabalho juntos. Passei pela iniciação delas, e agora pela formação. São meninas que se dedicam muito, que mereceram a vaga na Seleção. Como elas, temos também outras gurias que têm passagem pela Seleção Brasileira. Da nossa equipe titular, que vai iniciar jogando, oito ou nove já passaram pela Seleção. Então, isso dá uma tranquilidade de saber que temos meninas talentosas — ressalta o treinador David.
O Inter está no Grupo B, junto com Grêmio, Cresspom-DF e São José-SP. Na segunda rodada, o duelo será contra a equipe paulista. O Gre-Nal fecha a fase inicial. Nesta etapa, classificam-se apenas os líderes dos grupos e o segundo melhor colocado geral.
Confira as relacionadas para a competição:
- Goleiras: Victoria Santos e Bianca Bik
- Zagueiras: Carla Tays, Guta e Luiza Fridrich
- Laterais: Eloise Mota, Joana Borges, Erica Gomes e Tetê
- Meias: Julia Mocelin, Bruna Wink e Gabi Berchon
- Volantes: Amanda Locatelli, Myka, Danny Teixeira e Manu Fattah
- Atacantes: Clarinha, Alice Goedert e Karol
Saiba os jogos do Inter no campeonato:
1ª rodada — 13/4 (quarta-feira)
16h: Inter x Cresspom-DF
2ª rodada - 15/4 (sexta-feira)
10h30min: São José-SP x Inter
3ª rodada — 17/4 (domingo)
20h30min: Inter x Grêmio