O A23a, conhecido como o maior iceberg do mundo, soltou-se de um gigantesco cilindro giratório de água, denominado Coluna de Taylor, onde estava preso havia meses. De acordo com o instituto de pesquisa polar British Antarctic Survey (BAS), o bloco de gelo agora está à deriva no Oceano Antártico e se deslocando para o norte do planeta. O iceberg ficou encalhado na Antártica por mais de 30 anos, assentado no Mar de Weddell.
Com área de 3,9 mil quilômetros quadrados, volume de aproximadamente 1,1 mil quilômetros cúbicos e massa de quase 1 trilhão de toneladas, o A23a é oito vezes maior do que a superfície de Porto Alegre. A capital gaúcha tem 496 quilômetros quadrados.
Segundo a Folha de S.Paulo, o A23a continuará a sua jornada no Oceano Antártico seguindo a corrente Circumpolar Antártica. Neste caminho, ele deve chegar à ilha subantártica da Geórgia do Sul, onde as águas são mais quentes. Como consequência, é esperado que o imenso bloco de gelo se desmembre em partes menores até que derreta por completo.