O Inter desperdiçou a chance de ter duas semanas de pausa em uma posição mais confortável no Brasileirão. Em uma rodada na qual praticamente todos os resultados paralelos ajudaram, o time de Diego Aguirre não fez sua parte, ficou no 0 a 0 com o Atlético-GO, em Goiânia, e permaneceu na 10ª posição.
A vitória teria levado a equipe ao sétimo lugar. Agora, serão 15 dias sem jogos já que a partida contra o Bragantino foi adiada pela CBF por causa da convocação de Edenilson. Assim, os colorados entrarão em campo apenas em 13 de setembro, na Ilha do Retiro, contra o Sport.
O empate não ficou no agrado de Aguirre. O treinador se mostrou insatisfeito pelo resultado:
— Não comemoro esse ponto, mesmo fora de casa. Viemos aqui para vencer e não estou feliz com a atuação. Temos de ser melhores do que fomos hoje (domingo).
Edenilson, na saída do campo, analisou a partida antes de se apresentar a Tite para as partidas das Eliminatórias:
— Foi um jogo difícil. O Atlético-GO é uma equipe forte dentro de casa. A gente veio buscar os três pontos, mas o empate foi justo.
A partir de agora, serão 15 dias para preparar o time para o segundo turno do Brasileirão, que começa em 13 de setembro para o Inter, diante do Sport, na Ilha do Retiro. A intertemporada forçada em razão da convocação de Edenilson permitirá a Aguirre rever algumas opções e aumentar o repertório ofensivo de seu time. Ao mesmo tempo em que conseguiu estancar o vazamento defensivo, percebeu que sua equipe tem dificuldades na criação das jogadas, e até de sair de armadilhas de adversários.
Entre os aspectos a serem melhorados, o lado esquerdo voltou a ser pauta, depois de atuações criticadas de Moisés e Patrick. O treinador deixou aberta a possibilidade de mexer na escalação, principalmente na disputa entre Moisés e Paulo Victor.
— Vocês conhecem Patrick até melhor do que eu, viram o que ele fez ano passado. É um jogador importante que mostrou qualidade. Contra o Flamengo, fez um jogo perfeito. É um jogador que sempre pode contribuir — acrescentou, mas elogiando também os minutos que contou com Mauricio, que deu nova vida ao lado do campo.
Outro aspecto que certamente será trabalhado a partir desta segunda-feira é a inclusão de novos reforços. O clube está próximo de anunciar oficialmente a contratação do atacante Gustavo Maia, 20 anos, que estava no time B do Barcelona, em um empréstimo até o fim de 2022.
— Faltam pequenos detalhes que existem dentro de um contrato complexo, com uma grande equipe do futebol mundial, de um ativo que eles investiram muito. São circunstâncias de cláusulas que os dois clubes precisam debater sobre um atleta jovem que o Inter, o Barcelona e a Seleção acreditam muito — explicou o executivo Paulo Bracks.
Além dele, o Inter deve também anunciar o empréstimo do zagueiro Kaique Rocha, 19 anos, formado pelo Santos e atualmente na Sampdoria. Ele não tem atuado no time de Gênova e está no Brasil para assinar um acordo de duas temporadas com o clube gaúcho.
— Ainda não estão confirmados os dois jogadores (Gustavo Maia e Kaique Rocha). Os jogadores jovens são parte importante no time hoje — finalizou Aguirre.
A equipe volta a Porto Alegre nesta segunda-feira (30) e treina já às 17h. O treinador adiantou que definirá o time apenas quando faltarem três ou quatro dias para o jogo. Ele terá os desfalques de Rodrigo Dourado e Palacios, que levaram o terceiro cartão amarelo. Durante a intertemporada, além de Edenilson, há mais dois jogadores que estarão a serviço de seleções: Palacios pelo Chile e Guerrero pelo Peru.