O técnico Ricardo Gareca anunciou, no início da tarde desta sexta-feira (20), a convocação da seleção peruana para os três próximos jogos pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, no Catar. Como já era esperado, o centroavante Paolo Guerrero, do Inter, está de volta à seleção após se recuperar de uma lesão do joelho direito, que o tirou da Copa América.
Durante a semana, a Federação Peruana de Futebol havia solicitado ao Inter a presença antecipada de Guerrero em Lima, para um período de treinamentos. O clube gaúcho, no entanto, recusou a liberação antecipada do jogador, que se apresentará somente após a partida contra o Atlético-GO, em 29 de agosto. Assim, desfalcará a equipe somente no duelo com o Bragantino, no dia 7 de setembro.
— Ele tem se preocupado e tem jogado. Vimos uma superação importante nele e acreditamos que vá nos ajudar. Não sei se de início, mas já está bem. Teve permanente comunicação com o comando técnico. Acreditamos que ele está em condições de voltar a estar com a seleção nacional — disse Gareca, antes de comentar sobre o pouco tempo que terá para treinar a equipe com o retorno de Guerrero:
— Sem problemas. Quanto mais ele joga, melhor. O Paolo nos conhece, está conosco há anos. Tem gente que chega dois dias antes. Vamos estar completos na terça-feira e jogar na quinta. Quando tiver de vir, virá.
A seleção peruana terá pela frente o Uruguai, em 2 de setembro, a Venezuela, no dia 5, e o Brasil, no dia 9. Hoje, o time de Guerrero está na lanterna das Eliminatórias Sul-Americanas, com quatro pontos — quatro atrás do Uruguai, quarto colocado (último que se classifica diretamente para o Mundial) e também quatro atrás da Colômbia, que está em quinto (vai para a repescagem).
Guerrero desfalcará o Inter no jogo contra o Bragantino, em 7 de setembro, pela 19ª rodada do Brasileirão.