Depois de entrar em duas partidas e marcar um gol diante do Fluminense, no domingo (15), o centroavante Paolo Guerrero será convocado pelo técnico Ricardo Gareca para jogar pela seleção do Peru nas Eliminatórias para a Copa do Mundo. De acordo com o diário Líbero, a Federação Peruana de Futebol formalizou um pedido ao Inter a liberação do atacante após a partida contra o Santos, para que ele se apresente em Lima na próxima segunda-feira.
A ideia, de acordo com o jornal peruano, é de que Guerrero passe por um período de treinamentos com a seleção antes da sequência de jogos em setembro. No início do mês que vem, o Peru enfrentará o Uruguai, em 2 de setembro, a Venezuela, no dia 5, e o Brasil, no dia 9. Caso ele seja mesmo convocado, ficará de fora de pelo menos dois jogos do Inter, contra Atlético-GO, em 30 de agosto, e Bragantino, no dia 5 de setembro.
— Vamos encontrar um Paolo Guerrero em melhores condições do que estava para a partida contra a Colômbia (em julho). Acho que ele vai ser chamado pelo Ricardo Gareca antes do jogo contra o Uruguai se sentir que vai ficar bem — disse Juan Carlos Oblitas, presidente da Federação Peruana de Futebol.
Conforme o diário Líbero, a boa relação entre o Inter e o técnico Ricardo Gareca poderia facilitar a liberação do jogador, que se envolveu em um acidente de trânsito em Porto Alegre nesta quarta-feira. O jogador, no entanto, não se feriu. Pela manhã, ele havia treinado normalmente com o elenco colorado.
Hoje na reserva de Yuri Alberto, o peruano está recuperado de uma lesão no joelho direito. Em junho, ele foi submetido a uma artroscopia para tentar solucionar as dores que vinha sofrendo no local após romper os ligamentos cruzados em agosto do ano passado.
Nesta temporada, ele tem apenas 10 jogos e dois gols com a camisa colorada. O primeiro foi ainda no Gauchão, na goleada por 6 a 1 sobre o Aimoré, em abril, e o segundo no fim de semana passado, sobre o Fluminense, ambos entrando na etapa final das partidas.
Em 2021, o jogador não completou os 90 minutos em campo nenhuma vez. O último jogo inteiro de Guerrero foi justamente contra o Santos, adversário deste domingo, no Brasileirão do ano passado, na vitória do Inter por 2 a 0 em 13 de agosto. Porém, para o presidente da Federação Peruana de Futebol, esse não será um problema.
— Conhecendo o Paolo, acho que ele se sentiria melhor começando e dando o máximo que possa dar. Seja 60 ou 70 minutos. Mas essa é uma decisão que tem que tomar o Ricardo (Gareca, treinador) — disse Oblitas à imprensa peruana.