O Inter anunciou, na manhã desta sexta-feira (20), a demissão de 45 funcionários que trabalhavam em diferentes áreas do clube. Por meio de nota assinada pelo CEO, Giovane Zanardo, a instituição destacou que a medida "faz parte de uma reestruturação administrativa" e visa a "reavaliar as fontes de receitas e fazer os ajustes financeiros necessários" para atender às necessidades do clube.
Entre as medidas, o Inter comunicou, além do desligamento de 45 colaboradores de todas as áreas, que fará a revisão de todos os contratos com fornecedores, a reavaliação de rotinas, processos e sistemas e a redução de gastos correntes não essenciais. De acordo com a nota divulgada pelo clube, "são decisões que tomamos hoje para construir um amanhã sólido, sustentável e vencedor".
Em maio do ano passado, o Inter já havia anunciado a demissão de mais de 40 funcionários. A justificativa, à época, foi a paralisação do futebol por conta da pandemia do coronavírus, que afetou as contas do clube. Depois, em abril de 2021, uma leva de mais de 60 profissionais foram desligados da instituição devido à crise financeira do clube.
Uma liminar da Justiça, emitida pela 4ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, chegou a determinar a reintegração dos funcionários demitidos, a pedido do Sindicato dos Empregados em Clubes Esportivos e Federações do Rio Grande do Sul (Secefergs). A decisão, porém, foi suspensa pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região.
O Inter busca, neste ano, zerar o déficit que vem sendo registrado pelo clube desde 2016. Em 2020, o prejuízo foi de mais de R$ 90 milhões, o maior da história. A última vez em que o Inter apresentou superávit foi em 2015, na gestão Vitorio Piffero. Naquele ano, o resultado positivo foi de R$ 27,5 milhões. No plano orçamentário aprovado pelo Conselho Deliberativo, a estimativa colorada é de um pequeno superávit, de aproximadamente R$ 200 mil, em 2021.
Confira a nota completa:
"Desde o início, a atual gestão colorada tem demonstrado, de forma transparente, sua preocupação com a realidade financeira do Clube e com a necessidade de buscar maior eficiência administrativa e operacional.
Mas não basta reconhecer o problema, é preciso construir as soluções. Passo a passo, estamos realizando uma reestruturação administrativa, revisando processos, reavaliando fontes de receitas e fazendo os ajustes financeiros necessários para atender as necessidades da nossa estrutura, em todos os setores.
Nesta direção, o Sport Club Internacional comunica a implementação e acompanhamento, a partir de hoje, de uma nova série de medidas administrativas, tais como:
- Revisão de todos os contratos com fornecedores estratégicos;
- Desligamento de cerca de 45 colaboradores, de todas as áreas;
- Reavaliação de rotinas, processos e sistemas;
- Redução de gastos correntes não essenciais.
São decisões que tomamos hoje para construir um amanhã sólido, sustentável e vencedor para o Clube. Porque se o presente é difícil, o futuro pode ser pior se não fizermos o que precisa ser feito agora. Lembrando, sempre, que administramos em nome da torcida e é por ela, e para ela, que devemos gerir o Inter com responsabilidade, honestidade, amor e compromisso com o futuro do clube.
Giovane Zanardo
CEO do Internacional"