Tão marcado pelo rodízio de jogadores - algo que, verdade, adotou de maneira mais constante em sua primeira passagem pelo Beira-Rio do que na atual -, o técnico Diego Aguirre tem um titular intocável no Inter. Não se trata de Victor Cuesta, Rodrigo Dourado, Taison, Edenilson ou Yuri Alberto, mas de Daniel. O goleiro de 27 anos é o único nome titular em todas as 13 partidas do treinador uruguaio no Colorado.
Daniel não tinha esse status quando Aguirre chegou para iniciar sua segunda passagem como treinador do Inter. Naquele momento, o atual goleiro titular estava jogando porque Marcelo Lomba havia testado positivo para covid-19. Quando Lomba voltou, o uruguaio tratou de bancar a permanência do arqueiro formado na base do clube.
— Faz uma semana que estou aqui e (quando) cheguei, Daniel era titular e foi bem. Foi muito bem. Fez defesas importantes e salvou o time da derrota contra o América-MG (segunda partida de Aguirre). Não vejo razões para mudar — declarou Diego Aguirre em entrevista ao programa Sala de Redação, da Rádio Gaúcha, sobre a disputa no gol em 29 de junho, véspera do jogo contra o Palmeiras, quando Marcelo Lomba voltou a ficar à disposição.
Contando os quatro jogos que fez antes da chegada de Aguirre, Daniel soma 17 encontros seguidos como titular, mais da metade do seu total como profissional, de 30, desde 2017. Na partida citada pelo uruguaio, o empate por 1 a 1 com o América-MG, o goleiro recebeu a maior nota da Cotação GZH: 7.
Pois Daniel tem correspondido bem à confiança do treinador uruguaio. O goleiro do Inter aparece com destaque nas estatísticas do Brasileirão. Ao lado de Fernando Miguel, do Atlético-GO, e Matheus Teixeira, do Bahia, ele tem o maior número de defesas difíceis da competição, 18 ao todo, de acordo com o site Footstats. No total de defesas, ele soma 51, sendo o quarto nesse quesito, atrás de Mailson, do Sport (57), Cássio, do Corinthians, (56) e Cleiton, do Bragantino (54).
Ex-goleiro e também formado na base do Inter, André Döring faz elogios à parte técnica de Daniel. Ele destaca que o goleiro tem um estilo que passa segurança aos companheiros.
—Ele busca segurar as bolas firmes, algo que é difícil hoje, onde se rebate muito. Isso é da escola de goleiros do Inter, que sempre se procurou pegar firme, evitar voar muito. Defender de forma mais simples também passa confiança para quem está no campo. Quando o goleiro voa em qualquer chute passa aquela sensação de pressão do adversário. Se tem o chute e você dá dois passos para o lado, mesmo uma defesa difícil acaba parecendo fácil e isso tira confiança do adversário — observa André, que vê Daniel mais confiante com a sequência de partidas.
—Ele ganhou confiança de organizar também a parte defensiva. Hoje se escuta bastante o áudio do campo e se percebe que ele vem comandando mais a defesa. Isso é da experiência que ele vem acumulando e da confiança que vem adquirindo — completa.
Outro ex-goleiro formado na base colorada e com duas passagens pelo time principal, Ademir Maria afirma que Daniel vem comprovando nos jogos que era merecedor dos elogios que recebia quando ainda ocupava o terceiro posto na disputa por titularidade.
—O Daniel vinha se adaptando e treinando com o elenco principal há bastante tempo. Mesmo com Lomba e Danilo (Fernandes), eu sempre vi o Daniel pedindo passagem. A troca de treinador sempre dá a esperança de ter a chance de jogar para mostrar teu futebol e é preciso estar preparado. Ele estava preparado, pois é um guri que se dedica muito e precisava da oportunidade. Quando a oportunidade surge, você tem que entrar com tudo e mostrar que está seguro. Ele mostrou para o Aguirre que estava apto para ser o titular — opina.
Elogiado por goleiros do passado e com a confiança de Diego Aguirre, Daniel terá contra o Santos mais uma partida para mostrar para a torcida que o gol do Inter tem novo dono.
Daniel com a camisa do Inter:
- 32 jogos (30 como titular)
- 25 gols sofridos
- 15 jogos sem sofrer gol
Na temporada 2021
- 23 jogos (todos como titular)
- 21 gols sofridos
- 11 jogos sem sofrer gol
Goleiros com mais defesas difíceis no Brasileirão
18 no total
- Daniel - Inter (14 jogos)
- Fernando Miguel - Atlético-GO (15 jogos)
- Matheus Teixeira - Bahia (13 jogos)
Fonte: Footstats
Goleiros com mais defesas no Brasileirão
- 1) Mailson, 57 - Sport (16 jogos)
- 2) Cássio, 56 - Corinthians (16 jogos)
- 3) Cleiton, 54 - Bragantino (14 jogos)
- 4) Daniel, 51 - Inter (14 jogos)
Fonte: Sofascore