O Inter falou espanhol no sábado (24), no Estádio do Vale, na vitória por 2 a 0 em cima do Novo Hamburgo, pela partida de ida das quartas de final do Gauchão. Os dois gols, marcados com as canhotas de Nico López e Martín Sarrafiore, representam situações distintas para Odair Hellmann.
O primeiro, a afirmação do uruguaio, que vive grande fase e é o artilheiro colorado na temporada — fez cinco gols em sete jogos. O segundo, a expectativa pela jovem promessa argentina, que já marcou três vezes, mesmo tendo sido titular em apenas duas oportunidades no ano.
— Estou muito contente, o gol serviu para o grupo alcançar mais uma vitória. Foi um lindo gol, consegui pegar bem na bola e estou muito contente. Sempre é bom chutar (de fora da área) para conseguir tentar alcançar o gol. Agradeço ao Papito (Odair) pela oportunidade de jogar — afirmou o jovem.
O lateral Uendel rasgou elogios ao colega:
— É um guri que chegou há pouco no clube, tem menos de um ano de Inter. Está se adaptando, mas a cada dia vemos ele mais solto. A questão do chute parece até com o Nico. É canhoto, finaliza bem.
A atuação do meia de 21 anos o credencia para disputar uma das vagas em aberto no time que entrará em campo na quarta-feira (27), às 21h30min, no Beira-Rio. Ao fim do duelo de sábado, Odair confirmou que o elenco será reavaliado nesta segunda-feira (25), após a folga no domingo, e que colocará "quem estiver em melhores condições" em campo. O treinador, no entanto, não quis dar pistas sobre a possível escalação do garoto:
— A melhor coisa para o jogador é jogar. Um time, para ser campeão, precisa mais do que 11 ou 12. Ele vem dando boa resposta como todos os outros. Ele está cada vez mais aproveitando suas oportunidades. Mas eu reforço mais uma vez o coletivo, a importância coletiva do grupo.
O certo é que Pottker, que sofreu lesão muscular no treino fechado de sexta-feira e para por 15 dias, está fora. D'Alessandro, com edema, e Patrick, que sentiu lesão ainda no primeiro tempo do confronto com o Alianza Lima, pela Libertadores, no dia 13, são dúvidas. Os três atletas têm problemas na coxa esquerda.
Uma das opções para atuar na beirada direita, ocupando a vaga de Pottker, seria Neilton. Porém, ele sofreu uma entorse no tornozelo direito no início da semana passada e também preocupa. Se o meia-atacante se recuperar a tempo, disputará vaga com Wellington Silva, Sarrafiore e Guilherme Parede, que foi bem no Gre-Nal e, no sábado, demonstrou disposição e foi quem mais ofereceu perigo ao gol adversário, mesmo com os problemas de entrosamento e criação apresentados pelo Inter.
Poupados no fim de semana, Zeca, Moledo, Iago e Rodrigo Dourado devem ser confirmados na quarta. Depois de cumprir os quatro jogos de suspensão pela confusão contra o Juventude, pela sexta rodada, Nico também retorna ao time titular com moral pelo gol marcado no sábado.
— Ele está muito bem, faz bons jogos há dois anos. É nosso diferencial técnico. Tem um chute incrível, às vezes ficamos assustados no treino. Poucos atacantes conseguiriam virar e chutar como ele — enalteceu Uendel, o autor do passe para o uruguaio abrir o placar.
Mesmo que perca por um gol de diferença, o Inter avançará para a semifinal do Estadual. A missão de Bolívar é fazer seu time marcar dois gols fora de casa: algo que aconteceu uma única vez neste campeonato, quando o Novo Hamburgo perdeu por 4 a 2 para o Aimoré, no Cristo Rei.
— Impossível não é. A gente tem totais condições de fazer uma grande partida como já fizemos no Beira-Rio. Mas não podemos errar nos detalhes novamente. Tem que ser um jogo impecável, com o máximo de cuidado possível.