Em entrevista ao programa Minuto 1, da rádio Carve Deportiva, de Montividéu, o meia do Peñarol Javier Méndez declarou que, entre Grêmio e The Strongest, escolheria enfrentar o Tricolor.
— Hoje, prefiro o Grêmio. Pela proximidade e por evitar a altura. Estamos num bom momento e espero que possamos continuar a mantê-lo — disse ao ser questionado pelo apresentador.
O meia uruguaio ressaltou que assistiu ao jogo de terça-feira (4) entre Grêmio e Huachipato e fez ressalvas sobre enfrentar quem prefere enfrentar:
— O Grêmio não deixa de ser uma equipe brasileira, todos sabemos o que isso gera. Se vocês me perguntarem quem eu prefiro, me dê qualquer um. Sinceramente, estamos num momento muito bom.
A escolha do uruguaio pode se tornar realidade no sábado (8), quando o Tricolor enfrenta o Estudiantes no Couto Pereira para definir se fica em primeiro ou segundo no Grupo C. O confronto contra o time do Uruguai ocorrerá caso o Grêmio vença o Estudiantes ou empate com placar a partir de dois gols. Se o Tricolor perder ou empatar em 1 a 1 irá encarar o Fluminense.
O Peñarol foi campeão do Apertura, com 41 pontos em 15 jogos. São 12 vitórias e dois empates. No sábado (8), inicia a disputa do Torneo Intermedio contra o Montivideo Wanderers. Na Libertadores, a equipe comandada por Diego Aguirre terminou a fase de grupos em segundo lugar do Grupo G, com 12 pontos, tendo quatro vitórias e duas derrotas. O líder da chave foi o Atlético-MG, com 15.