Classificado para as oitavas de final da Libertadores, o Grêmio enfrenta o Estudiantes no próximo sábado (8) para buscar a liderança do Grupo C. A classificação em primeiro lugar abre o leque de vantagens para o mata-mata. O time com maior pontuação no cruzamento faz o segundo jogo em casa.
O Grêmio é o segundo colocado da chave, com nove pontos, um atrás do líder The Strongest. O time boliviano já completou os seis jogos da fase classificatória. Para ficar com a primeira posição, a equipe gaúcha precisa vencer o Estudiantes ou empatar com placar a partir de dois gols — diferença de gols pró entre ambos. Caso o Grêmio seja derrotado ou empate em até 1 a 1, termina na segunda posição.
Conforme sorteio da Conmebol realizado na segunda-feira (4), o Grêmio encara o Fluminense se ficar na segunda posição e faz o segundo jogo será no Rio de Janeiro. Se confirmar a liderança, o adversário será o Peñarol, com decisão sob mando do Grêmio.
Cenários
Caso o Grêmio se classifique com vitória, vai a 12 pontos, e ficaria com a sétima melhor campanha entre os primeiros, à frente apenas do Junior Barranquilla. Os colombianos, com a liderança do Grupo D, têm 10 pontos.
Se empatar com o Estudiantes, o time do Grêmio teria a pior campanha entre os primeiros. Ficaria com 10 pontos e saldo dois, contra o saldo três do Junior Barranquilla.
Primeiros colocados já confirmados
- River Plate — 16 pontos
- Atlético-MG — 15 pontos
- Palmeiras — 14 pontos (saldo 9)
- Fluminense — 14 pontos (saldo 4)
- São Paulo — 13 pontos (saldo 7)
- Bolívar — 13 pontos (saldo 4)
- Junior Barranquilla — 10 (saldo 3)