Renato Portaluppi terá um ponto de preocupação na hora de escalar o Grêmio para o confronto contra o Estudiantes no sábado (8): Cristaldo está pendurado por cartões amarelos e, caso seja advertido pela arbitragem diante dos argentinos, ficará de fora do primeiro jogo dos mata-matas. Diante da importância do meio-campista para a equipe, o treinador poderá preservá-lo, priorizando o compromisso contra Peñarol ou Fluminense, previsto para ocorrer em agosto.
Cristaldo chegou a sua terceira assistência na temporada na vitória sobre o Huachipato nesta terça-feira (4), que classificou o Tricolor às oitavas da Libertadores. O camisa 10 é o artilheiro gremista no ano, com oito gols marcados.
No elenco, a única alternativa da posição de Cristaldo é Nathan. Contudo, o jogador não atua desde o início de abril, quando o Tricolor utilizou um time inteiramente reserva e foi derrotado pelo The Strongest na altitude de La Paz.
A outra opção seria formar um trio de volantes, com Du Queiroz ou Carballo ingressando ao lado de Pepê e Dodi, ou ainda deslocar Soteldo para uma nova função, mais centralizado. Assim, Gustavo Nunes herdaria a vaga no lado esquerdo de ataque.
Com a delegação retornando do Chile nesta quarta-feira, o Grêmio terá dois dias para definir a escalação que receberá o Estudiantes. A partida será disputada às 19h no sábado, em Curitiba.