Com o final das competições nacionais na Europa, aquece o mercado de transferências. E duas negociações especuladas no Velho Continente podem direcionar valores ao cofre do Grêmio. Com passagem pelo Tricolor, Matheus Henrique e Vanderson são alvos nesta janela de transferências.
Volante que surgiu no Grêmio em 2018, Matheus Henrique foi vendido em 2021 para o Sassuolo, da Itália. Despertando o interesse de diversos clubes brasileiros (como Cruzeiro, Palmeiras, São Paulo e o próprio Grêmio), o atleta se despediu, em publicação nas redes sociais (veja abaixo), nesta sexta-feira (7) do seu clube.
Numa transferência, o Grêmio pode ganhar 10% do valor da negociação caso a venda seja por acima de 10 milhões de euros – montante pelo qual Matheus Henrique foi negociado em 2021. Além disso, o Tricolor tem direito ao mecanismo de solidariedade da Fifa, recebendo 2,5% do total da venda.
O outro jogador que pode trazer dinheiro ao cofre do clube é Vanderson. O lateral-direito foi vendido ao Monaco, da França, por 11 milhões de euros em 2022 e agora desperta interesse do Napoli.
Assim como no caso de Matheus Henrique, o Grêmio tem direito a 10% do lucro que o clube francês terá caso a negociação ultrapasse o valor pelo qual Vanderson foi adquirido. Além disso, o Tricolor também tem direito a uma porcentagem através do mecanismo de solidariedade da Fifa.
Pepê
Também cria do Grêmio, Pepê é outro atleta que pode trazer dinheiro ao clube. Convocado por Dorival Júnior para a disputa da Copa América, o jogador tem feito boas temporadas na Porto, onde está desde 2021. Na Europa, em outras oportunidades, despertou interesse de grandes clubes e, mais uma vez, pode voltar a ser alvo.
Caso seja negociado, o Grêmio tem direito a 12,5% do excedente do valor pelo qual Pepê foi vendido ao Porto (15 milhões de euros). Além disso, o Tricolor também receberia o pagamento de 2% do valor total da transferência em função do mecanismo de solidariedade.