A versatilidade adquirida na Europa, onde atua há três temporadas pelo Porto, é o trunfo de Pepê para conseguir uma vaga de titular com o técnico Dorival Júnior na Seleção Brasileira. Em Orlando, nos Estados Unidos, onde o time nacional se prepara para dois amistosos e para a disputa da Copa América, o ex-jogador do Grêmio comentou sobre a expectativa para os próximos dias.
Com 46 jogos na temporada, Pepê foi o atleta com mais atuações pelo Porto no período. O jogador desempenhou todas as funções no ataque, jogou como meia e até como lateral nos dois lados do campo.
— Jogar em várias posições permite que a gente consiga ter uma leitura toda diferente. Nesta temporada, joguei até mais jogos como meia. Fui feliz também. Se o Dorival precisar, estou disponível — disse Pep
Pepê mostrou satisfação pelo fato de o Porto ter três representantes na Seleção Brasileira. Wendell e Evanílson são outros convocados.
— Isso é muito gratificante. Mostra que lá em Portugal também todos nós estamos sendo vistos. Isso nos dá uma tranquilidade a mais para fazer o trabalho pelo Porto. Jogando como meia, tive uma evolução muito grande — disse Pepê, que prevê uma disputa com Lucas Paquetá na armação das jogadas brasileiras.
Aos 26 anos, o jogador soma quatro campeonatos gaúchos (2018, 2019, 2020 e 2021), um Campeonato Português (2021/2022), duas Taças de Portugal (2021/2022 e 2022/2023), uma Supertaça (2022) e uma Taça da Liga de Portugal (2023). Com a camisa do Porto, Pepê marcou 18 gols e distribuiu 23 assistências.
A Seleção viaja nesta quinta-feira (6) para College Station, no Texas, onde vai disputar amistoso com o México, no sábado (8), como preparação para a disputa da Copa América. O Brasil estreia na competição dia 24 contra a Costa Rica.